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VXY Mogiana em MG
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Vila Queimada
Inspetor Otalício
Queluz
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do Brasil (1909-1975)
RFFSA (1975-1998)
INSPETOR OCTALÍCIO
(antiga DESVIO DA PEDREIRA)
Município de Queluz, SP
Ramal de São Paulo - km 232,806   SP-2101
Altitude: 474 m   Inauguração: 21.07.1909
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: Originalmente a estação chamava-se Desvio da Pedreira, tendo sido aberta em 1909.

A reportagem de 1927 (no caixa abaixo), afirma que a estação teria sido oinaugurada nesse ano. Devia haver o tal posto do desvio citado mais acima.

Mais tarde, o nome foi mudado para homenagear Octalicio dos Santos, inspetor de estações, assassinado em 1927 na plataforma da estação de Palmira, hoje Santos Dumont, em Minas Gerais (ver caixa abaixo).

Era um posto telegráfico.

Nos anos 1920, junto ao posto, havia um britador para ser utilizado nas pedras da serra da Fortaleza para macadamização da linha.


1927
À ESQUERDA: Octacilio ou Octalicio? (Folha da Manhã, 1/5/1927).

1935
À ESQUERDA: Desastre na estação (Folha da Manhã, 11/8/1935).

1949
À ESQUERDA: Um descarrilamento na estação. da composição NP-1, parou e atrasou a chegada dos trens noturnos que sairam do para São Paulo em 1949 (Folha da Manhã, 16/7/1949).
     
     
     
     
Atualização: 07.09.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.