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E. F. Dom Pedro
II (1874-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
QUELUZ
Município de Queluz, SP |
Ramal de São Paulo - km
228,064 (1928) |
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SP-0578 |
Altitude: 470 m |
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Inauguração: 18.07.1874 |
Uso atual: escola (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provavelmente 1874 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cachoeira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Queluz foi inaugurada em 1874 em uma cidade que já existia
havia muitos anos.
Em 2019 era uma escola municipal.
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1878
AO LADO: Queluz pede paradas dos trens expressos da E. F. D. Pedro II (O Estado de S. Paulo,
11/05/1878). |
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1906
AO LADO: Desastre entre Queluz e Engenheiro Passos - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER A SEGUNDA PARTE DA NOTICIA (O Estado de S. Paulo,
29/5/1932). |
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1924
AO LADO: Choque de trens em Queluz (O Estado de S. Paulo,
10/5/1924).
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1932
AO LADO: As paradas de um trem misto na estação (O Estado de S. Paulo,
29/5/1932). |
ACIMA: Queluz durante a revolução de 1932: "Rapida
estadia das senhoras que foram levar presentes aos soldados e prisioneiros
do "front" (Fon-Fon, 27/8/1932).
ACIMA:
A estação de Queluz durante a revolução
de 1932 (A Careta, 1932).
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1941
AO LADO: As paradas de um trem misto na estação (O Estado de S. Paulo,
3/4/1941). |
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1941
AO LADO: Acidente atrasa os trens para o Rio (O Estado de S. Paulo,
29/8/1941). |
ACIMA: Acidente em Queluz em 1946 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER MAIS SOBRE O ACIDENTE (Diario da Noite, 23/01/1946).
ACIMA: Em 1947, a cidade e a ferrovia são assoladas por temporal.
No texto, lê-se que "os trens noturnos procedentes do Rio
de Janeiro ficaram retidos em Queluz até ontem de manhã"
(Folha da Manhã, 18/3/1947).
ACIMA: A estação de Queluz,
em setembro de 1949, à direita do centro da então pequena
cidade, na margem direita do mapa (Acervo Instituto Geográfico
e Cartográfico de São Paulo).
ACIMA: a estação de Queluz,
talvez anos 1970 (Autor desconhecido).
ACIMA: Pátio
e estação de Queluz, em junho de 2008 (Foto Marco Giffoni).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa locais;
Ricardo Corte; Eurico Pedroso Filho; Maria Cristina de Gusmão Lobo
Pedroso; Marcos Martins da Conceição; Nelson Correia; Manoel Monachesi;
Marco Giffoni; O Estado de S. Paulo, 1924; Folha da Manhã,
1947; A Careta, 1932; Instituto Geográfico e Cartográfico
de São Paulo; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1982. Foto Manoel Monachesi |
A estação de Queluz, em 28/10/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Queluz, em 28/10/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Queluz, em 28/10/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação, ao fundo, em 01/10/2002. Foto Nelson
Correia |
A estação em junho de 2008. Foto Marco Giffoni |
A estação em 5/2012. Foto Ricardo Corte |
A estação em 2019. Foto Julioi Alves |
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Atualização:
12.04.2022
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