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VXY Mogiana em MG
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Lavrinhas
Vila Queimada
Inspetor Otalício
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro II (1876-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996)
VILA QUEIMADA
Município de Queluz, SP
Ramal de São Paulo - km 236,780   SP-2981
Altitude: 484 m   Inauguração: 01.09.1876
Uso atual: estação (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as 2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté) e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde 1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Vila Queimada fica no local onde outrora existia a aldeia dos indios Purys. Estes puseram fogo na vila perto da aldeia, que se tornou a "villa queimada". A estação foi implantada depois do fato, em 1876.

Atualmente o que existe são dois prédios próximos, de construção relativamente recente, onde um parece ser a estação e outro, casa de funcionários; não ficou claro, realmente, nas fotos tiradas em 1994 por Kelso Medici e que aparecem abaixo, ambas abandonadas. Provavelmente estão em local diferente da estação original, visto que nesse trecho a linha parece ter sido retificada. De qualquer forma, o prédio ficou abandonado por anos, mas a MRS o reformou e o usava como estação operacional em 2005.

ACIMA: Acidente em Villa Queimada em 1927 (O Estado de S. Paulo, 11/2/1927).

1938
AO LADO:
Acidente próximo à estação, em 1938 (O Estado de S. Paulo, 15/11/1938).
     

Seria esta a abandonada estação de Vila Queimada...

... ou esta seria a então abandonada estação de Vila Queimada, em 18/09/1994? Foto Kelso Medici

Depois de anos de abandono, a MRS reformou e colocou a estação novamente em uso. Foto de 01/10/2002, por Nelson Correia

Depois de anos de abandono, a MRS reformou e colocou a estação novamente em uso. Foto de 01/10/2002, por Nelson Correia

Em foto sem data, a estação antiga demolida. Qual das "Vilas Queimadas" seria? A placa na plataforma, à esquerda, mostra o nome da estação. Foto Manoel Monachesi
 
     
Atualização: 18.08.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.