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Lavrinhas
Vila Queimada
Inspetor Otalício
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ram. S. Paulo EFCB-1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Dom Pedro
II (1876-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VILA
QUEIMADA
Município de Queluz, SP |
Ramal de São Paulo - km
236,780 |
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SP-2981 |
Altitude: 484 m |
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Inauguração: 01.09.1876 |
Uso atual: estação (2005) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do
Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo
da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em
12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vila Queimada fica no local onde outrora existia a aldeia
dos indios Purys. Estes puseram fogo na vila perto da aldeia,
que se tornou a "villa queimada". A estação foi implantada
depois do fato, em 1876.
Atualmente o que existe são dois prédios próximos,
de construção relativamente recente, onde um parece
ser a estação e outro, casa de funcionários;
não ficou claro, realmente, nas fotos tiradas em 1994 por Kelso
Medici e que aparecem abaixo, ambas abandonadas. Provavelmente
estão em local diferente da estação original,
visto que nesse trecho a linha parece ter sido retificada. De qualquer
forma, o prédio ficou abandonado por anos, mas a MRS o reformou
e o usava como estação operacional em 2005.
ACIMA:
Acidente em Villa Queimada em 1927 (O Estado de S. Paulo, 11/2/1927).
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1938
AO LADO: Acidente próximo à estação,
em 1938 (O Estado de S. Paulo, 15/11/1938).
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Seria esta a abandonada estação de Vila Queimada... |
... ou esta seria a então abandonada estação
de Vila Queimada, em 18/09/1994? Foto Kelso Medici |
Depois de anos de abandono, a MRS reformou e colocou a estação
novamente em uso. Foto de 01/10/2002, por Nelson Correia |
Depois de anos de abandono, a MRS reformou e colocou a estação
novamente em uso. Foto de 01/10/2002, por Nelson Correia |
Em foto sem data, a estação antiga demolida. Qual
das "Vilas Queimadas" seria? A placa na plataforma,
à esquerda, mostra o nome da estação. Foto
Manoel Monachesi |
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Atualização:
18.08.2019
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