|
|
...
Quilômetro 732
Inspetor Perine
Pirapozinho
...
ramal de Dourados-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1958-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
INSPETOR
PERINE
Município de Presidente Prudente, SP |
Ramal de Dourados-km 737,322(1986) |
|
SP-2100 |
|
|
Inauguração: 29.09.1958 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã,
no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da
região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes
centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho
até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente
em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha,
ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até
outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de
dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986
a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado.
Em 1988 todo o ramal estava desativado e em 1998 os trilhos foram
retirados. |
|
A ESTAÇÃO: Era de madeira
e foi aberta juntamente com o primeiro trecho da ferrovia, em 1958.
Em 1986, já estava sem parte das paredes, sem telhas e sem cobertura
na plataforma. Em 2004, demolida.
(Fontes: Alexandre Scatolon; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em 1986, depredada. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |
Plataforma da estação em 2004. Foto Alexandre
Scatolon |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.11.2011
|
|