|
|
...
George Oetterer
Ipanema-velha
Bacaetava
...
Tronco EFS-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1876-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1928) |
IPANEMA-VELHA
Município de Iperó, SP |
Linha-tronco - km 131,238 (1911) |
|
SP-2107 |
Altitude: 563 m |
|
Inauguração: 31.12.1876 |
Uso atual: moradia (2010) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1876 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Ipanema original foi ponta de linha do tronco, de 1876 a 1880,
construída para atender a Fábrica de Ferro Ipanema, considerada
hoje como a primeira siderúrgica nacional, da qual ainda existem os
edifícios.
O trecho foi construído entre 1875 e 1877 (Ver caixas abaixo de 1875 e 1876) e foi inaugurado em 31 de dezembro de 1876.
A estação, segundo jornal dessa época, ficava a 4 km da fábrica (ver caixa abaixo, de 1876-7). Em outubro de 1879, foi aberto um trecho que ligava a estação à fábrica (ver caixa abaixo, de 29/10/1879). Um ramal, portanto.
Porém, o mapa
de 1928, também mais abaixo nesta página, mostra uma distância pequena entre as estações original e nova e um mapa das instalações da fazenda muito próximo às duas estações. Teria a estação original de 1878 sido mudada em algum momento para outro ponto da linha? Fica a dúvida.
Em julho de 1877 (ver caixa abaixo, de 1877) foram entregues para a EFS em julho deste ano. A EFS realmente chegou a tomar posse delas?
A estação original foi usada até
1928, quando a linha foi retificada e duplicada, substituindo-a por um edificio novo em local próximo.
A ex-estação ficou então fora da linha.
O prédio
sobrevivia em 2010 em pé, descaracterizado e servindo como moradia.
A estação que a substituiu, construída não
muito longe dali, teve o mesmo nome até o ano de 1949, quando
então foi alterado para Varnhagen.
(Veja também
VARNHAGEN).
|
1875
AO LADO: Contrato para a construção do trecho Sorocaba-Ipnaema.
O empreiteiro José Antonio Coelho, salvo algum homônimo existente, é a pessoa que a partir de 1885 começou a lotear seus terrenos em Vila Mariana, tendo hoje seu nome homenageado em uma das ruas onde divesos terrenos foram vendidos por ele (A Provincia de S. Paulo, 3/9/1875).
|
|
1876
AO LADO: Propostas para a construção dos edifícios na estação (A Provincia de S. Paulo, 12/4/1875).
|
|
1876
AO LADO: Começa o assentamento de trilhos em Sorocaba, em 13 de junho (A Provincia de S. Paulo, 18/6/1876).
|
|
1876
|
ACIMA: É anunciado o novo horario da EFS a partir da entrega da linha e da estação estação de Ipanema no dia 1º de janeiro de 1877 (A Provincia de S. Paulo, 23/12/1876).
|
1876
AO LADO: A entrega da linha e a estação de Ipanema é confirmada para o dia 31 de dezembro (A Provincia de S. Paulo, 30/12/1876).
|
|
1876
AO LADO: Prevista a entrega da linha e a estação de Ipanema para o dia 31 de dezembro (A Provincia de S. Paulo, 31/12/1876).
|
|
1876-7
AO LADO: A inauguração da estação em 31 de dezembro de 1876, anunciada pelo jornal 4 dias depois, já em janeiro de 1877.
(A Provincia de S. Paulo, 4/1/1877).
|
ACIMA: A estação de Ipanema na época ca abertura, em 1876-7 (Foto Julio Durski)
|
1877
AO LADO: Ipanema (e até Sorocaba) e o pessimismo da época com a fábrica e a cidade - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LÊ-LO NA INTEGRA) (A Provincia de S. Paulo, 5/7/1877). |
|
1877
AO LADO: As minas de ferro da fábrica passam para a EFS (A Provincia de S. Paulo, 29/7/1877). |
|
1879
AO LADO: Os horarios dos trens não atendem às necessidades dos passageiros (A Provincia de S. Paulo, 07/10/1879). |
|
1879
AO LADO: Esta inauguração de 4 km de linha em outubro de 1879 parece ter sido um trecho que ligava a estação de Ipanema à fábrica de ferro do mesmo nome. (A Provincia de S. Paulo, 29/10/1879). |
|
1885
AO LADO: O início do fim da fábrica de ferro de Ipanema, que trouxe a linha para estas paragens exatamente por causa do ferro a ser transportado
(A Provincia de S. Paulo, 26/11/1885). |
|
1886
AO LADO: Materiais destinados à fébrica moribunda
(A Provincia de S. Paulo, 11/6/1886). |
|
1890
AO LADO: O fim da fábtica de Ipanema? (O Estado de S. Paulo, 20/5/1890). |
|
1894
AO LADO: Novo diretor para a fábrica. Resolveria ele os problemas?
(O Estado de S. Paulo, 3/6/1894). |
|
1897
AO LADO: A fabrica, já em início de abandono, não consegue compradores
(O Estado de S. Paulo, 11/6/1886). |
ACIMA: Mapa parcial da Fazenda
Ipanema no ano de 1928 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO
EM TAMANHO MAIOR).
(Fontes: Adriano Martins; Antonio Carreão; Noventa
Anos da E. F. Sorocabana, 1960; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Ipanema original, em 1877. Foto do livro dos
90 anos da EFS, 1960 |
Estação de Ipanema original em 2002. Foto de Antonio Carreão |
A ex-estação em 2010. Reparar no poste em primeiro
plano. Foto Adriano Martins |
A estação original em 2010. Foto Adriano Martins |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.07.2023
|
|