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Entroncamento-tronco CM
Jardinópolis
Cresciúma
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Ramal de Igarapava-1935
IBGE-1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1899-1971)
FEPASA (1971-1979) |
JARDINÓPOLIS
Município de Jardinópolis, SP |
Ramal de Igarapava - km 8,556 |
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SP-2177 |
Altitude: 585 m |
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Inauguração: 01.08.1899 |
Uso atual: Rodoviária e Câmara
Municipal (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Igarapava foi aberto em seu primeiro trecho, em 1899, até
Jardinópolis, a partir do local em que seria construída a estação
de Entroncamento, um ano depois. Em 1905, chegou a Igarapava, então
ainda Santa Rita do Paraizo. Em 1914, atingiria a linha do Catalão,
já em Minas Gerais, pouco antes de Uberaba. O ramal atravessava as
melhore terras de café do norte do Estado. Em fevereiro de 1979 foi
fechado para cargas, e em 10/05/1979 para os trens de passageiros,
e substituído pela variante Entroncamento-Amoroso Costa, que correria
mais a oeste da linha velha e se tornaria então a continuação do tronco
retificado da ex-Mogiana. Os trilhos foram retirados por volta de
1986, sobrando apenas as velhas estações, abandonadas ou com outras
funções. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1899, já com o nome de Jardinópolis, município
criado três anos antes. O nome original da vila era Ilha Grande,
mudando de nome em homenagem ao jornalista Silva Jardim,
morto pouco tempo antes quando caiu dentro do vulcão Vesúvio, na Itália.
A estação era a primeira do ramal de Igarapava. Até meados de 1900, quando foram abertas as estações subsequentes até a estação de Salles de Oliveira.
mas em 1979,
com a abertura da variante Entroncamento-Amoroso
Costa, a estação e muitas outras ficaram fora dos trilhos; em 9/5/1979, o último trem
de passageiros passou pelo ramal.
Como consequencia, foi aberta na variante a estação de Jardinópolis-nova,
à beira da via Anhangüera.
O prédio do extinto ramal de
Igarapava passou a fincionar depois de seu fechamento em 1979 como estação
rodoviária.
Em 2011, estava ocupado pela Câmara Municipal, que o estava
descaracterizando.
Em fevereiro de 2011, a má notícia: "Jardinópolis:
Obra esconde fachada com 111 anos de história. Prédio que pertencia
à Mogiana e onde funciona a Câmara passa por transformação polêmica
para ganhar espaço. Moradores se mobilizam e levam caso ao Ministério
Público" (A Cidade, Ribeirão Preto, 26/2/2011).
"Inacreditável! Estão fazendo um "puxado" em toda a fachada
da estação que dá para a praça, de ponta a ponta. Um paredão de tijolos
baianos sem janelas, horrível sob todos os aspectos. Nem pensar em
respeito, estilo, sensibilidade, etc. A desculpa dos responsáveis:
esse prédio não é nem tombado pelo patrimônio histórico!"
(Cássio Ruas de Moraes, 27/2/2011).
Em 2021 o prédio dividia seu espaço entre a Camara Municipal
e a estação rodoviária. E o anexo feio continuava ali.
(Veja também JARDINÓPOLIS-NOVA)
AO LADO: A trágica
morte de Silva Jardim - homenageado no nome da cidade (Folha
de S. Paulo) |
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1900
AO LADO: A abertura da linha de Jardinopolis até Salles de Oliveira estava prevista para 1º de julho de 1900 (O Estado de S. Paulo, 30/06/1900) |
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1900
AO LADO: Também sobre a abertura do ramal de Santa Rita do Paraiso, previsto para 1º de julho de 1900 (O Estado de S. Paulo, 30/06/1900) |
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1903
AO LADO: O chefe da estação foi demitido pela Mogiana por que aceitou também ser correspondente do jornal O Estado de S. Paulo (O Estado
de S. Paulo, 01/05/1903) |
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1903
AO LADO: O chefe da estação é removido para outra e a população pede que ele fique (O Estado de S. Paulo, 16/4/1903) |
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ACIMA:
Sentina? De acordo com o dicionário, vaso sanitário.
Pelo visto, exalava cheiro pelo pátio da estação
e até fora dela (O Estado de S. Paulo, 2/3/1916).
1941
AO LADO: Acidente com morte em Jardinopolis (O Estado de S. Paulo, 9/8/1941). |
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ACIMA: Esquema do pátio de Jardinópolis
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores
informações) (Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí,
SP - Reprodução Caio Bourg).
ACIMA: Trem no pátio da estação de Jardinopolis
nos anos 1960 ou 1970 - cena bem diferente de hoje em
dia, com tudo urbanizado e sem trilhos - Cessão Rodrigo Flores).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Rodrigo Flores; Cássio Ruas de Moraes; José Carlos de
Oliveira; Caio Bourg; Folha a Manhã; Folha de S. Paulo; Cia.
Mogiana: Relatórios anuais; Cia. Mogiana: Listagem oficial
de estações, 1938; Cia. Mogiana: Album, c. 1910; Museu
da Cia. Paulista, Jundiaí, SP; IBGE, 1970; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação de Jardinópolis, no dia da última
viagem do trem: 9/5/1979. Foto José Carlos de Oliveira |
Em 18/11/1998, a antiga estação de Jardinópolis.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A velha estação com o anexo horroroso, em 25/7/2011.
Foto Rodrigo Flores |
A velha estação com o anexo horroroso, em 19/9/2021.
Foto Rodrigo Flores
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Atualização:
23.11.2021
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