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(1886-1979)
Alto
Entroncamento
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(1979-1988)
Ribeirão Preto-nova
Entroncamento
Jurucê
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Saída para a linha do Rio Grande (1886-1979):
Jurucê
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Saída para o ramal de Igarapava (1899-1979):
Jardinópolis
,,,
Tronco CM - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2001
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1900-1971)
FEPASA (1971-1988) |
ENTRONCAMENTO
Município de Jardinópolis, SP |
Linha-tronco original - km 329,998 |
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SP-0331 |
Altitude: 505 m |
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Inauguração: 01/06/1900 |
Uso atual: abandonada (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875,
tendo chegado até o seu ponto final em 1886, na altura da estação
de Entroncamento, que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações
foram feitas desde então, tornando o leito da linha atual diferente
do original em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951,
1960, 1964, 1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: Aberta
em 1900, a estação do Entroncamento foi criada
para servir de saída para o ramal que levava inicialmente a
Salles Oliveira, e que se transformaria mais tarde no ramal
de Igarapava, que atingiria a linha-tronco em Rodolfo Paixão,
já em Minas Gerais.
Era um prédio pequeno, mas, com a finalização
do ramal, em 1915, atingindo a linha-tronco pouco antes de Uberaba,
decidiu-se por construir uma estação mais conveniente
a um entroncamento com estas proporções. Nesse ano,
iniciaram-se as obras, entregues no ano seguinte. O prédio
da estação original foi conservado, sendo transformado
na casa do chefe da estação.
É hoje considerada uma estação particularmente
interessante, devido ao seu estilo único dentre as estações
da Mogiana, por causa de suas três plataformas.
Está localizada logo após o ponto em que a linha antiga
cruzava o rio Pardo. Daqui continuou a sair a "linha do Rio
Grande", originalmente a continuação do tronco
original da Mogiana e que mais tarde passou a ser uma variante e,
posteriormente, nos anos 1970, apenas um ramal que levava a Franca.
Em 1951, um acidente com um vagão cargueiro que desceu sem
freios da estação de Jurucê destruiu as
colunas de uma das plataformas, e o conserto jamais restaurou as condições
originais desse ponto da estação. Ali existiam também
dois portos de areia.
"A parada no Entroncamento era fabulosa e estranha ao mesmo
tempo, feita em cima do próprio Rio Pardo" (Eduardo
Brandt de Oliveira, agosto de 1999).
Com a entrada em operação, em 1979, da variante
Entroncamento-Amoroso Costa, ela passou a fazer parte do já
quase inoperante ramal de Franca, com a linha deste saindo
direto da estação de Ribeirão Preto.
Em 1986, relatórios da própria Fepasa recomendavam a
sua preservação, dada as suas características
únicas; a estação já estava em mau estado.
Na época, estava no km 315,050, e estava fechada.
Os trilhos foram logo retirados, em 1987, e nada mais foi feito, até
que, em 1994, o Clube de Campo do Sindicato dos Ferroviários
da Mogiana recebeu todo o terreno de 25 mil m2, junto com a estação,
para sua sede, doado pela Fepasa. Porém, invasões de
terreno e litígios de posse com terras vizinhas mantém
a questão em esfera judicial até pelo menos 2001, quando
estive lá, e, por isso, Entroncamento continuava no
abandono.
Ela somente pode ser atingida, de carro, através de Jurucê,
percorrendo-se o antigo leito da linha numa estradinha de cascalho.
Embora esteja junto - cem metros - da antiga ponte metálica,
esta estava fechada por tábuas (em 2001, estava) para impedir
a passagem de pedestres por sobre o Pardo.
Em 2017, o abandono do prédio continuava e em 2020m a ponte metálica estava ameaçada de desmonte (ver caixa abaixo, de 2020).
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1886
AO LADO: Dados da ponte sobre o Rio Pardo, em frente à estação do Entroncamento (A Provincia
de S. Paulo, 2/6/1886). |
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1900
ABAIXO: A inauguração da estação de Entroncamento é prevista para o dia 1º de junho (O Estado de S. Paulo, 24/05/1900) |
ACIMA: A Folha da Manhã do dia 21/2/1929 publicou esta fotografia que mopstra a estação de Entroncamento
alagada dias antes pelas águas do rio Pardo.
ACIMA: Chegada à estação
do Entroncamento em 1938, visto da saída da ponte sobre o rio
Pardo (Revista SPR, janeiro de 1938).
ACIMA: A ponte sobre o rio Pardo, ao lado da estação, que está inteira nesta foto de 1939, era a que já estava em funcionamento depois de ter sido construida para substituir a que foi bombardeada na revolução de 1932. Hoje, segundo contam, ela está sob as águas (ENFA, 1939).
ACIMA: Esquema do pátio de Entroncamento
em novembro de 1968 (Clique sobre a figura para ter maiores informações)
(Acervo Museu da Companhia Paulista, Jundiaí, SP - Reprodução
Caio Bourg).
ACIMA: Milagrosamente ainda inteira (mas ali no meio do arvoreado do fundo, a estação ainda está de pé nesta foto de 2020 (Rodrigo Flores, 20/05/2020).
ACIMA: A ponte estava ameaçada de desmonte em 2020 (G1, publicado em 07/10/2010).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local;
Leo Figueiredo; Rodrigo Flores; Eduardo Brandt de Oliveira; Leila
Miria de Oliveira; Caio Bourg; Museu da Cia. Paulista de Jundiaí;
Revista SPR, 1939; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1875-1969;
Cia. Mogiana: Listagem de estações oficial, 1938; Cia.
Mogiana: Album, 1910; Mapa - acervo Ralph M. Giesbrecht)
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Estação do Entroncamento, c. 1910. Foto Álbum
da Mogiana O prédio, depois transformado em casa do chefe
da estação, existe até hoje - veja abaixo.
Foto Leo Figueiredo
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A estação em 1927, com todas as linhas. Para a
direita, a linha do Rio Grande. Para a esquerda, o ramal de
Igarapava. Para o canto esquerdo inferior da foto, a ponte sobre
o rio Pardo. Ao fundo, atrás da estação
triangular, o prédio da estação original.
Foto cedida por Leila Miria de Oliveira, Jardinópolis,
SP |
A estação em 17/11/1998, tomada pelo mato. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A ponte sobre o rio Pardo, poucos metros antes da estação
(17/11/1998). Foto Ralph M. Giesbrecht
A estação nova em 20/6/2021. Foto Rodrigo Flores
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A estação em 17/11/1998, tomada pelo mato. Foto
Ralph M. Giesbrecht
A estação em 26/6/2011. Foto Rodrigo Flores |
A estação em 26/6/2011. Foto Rodrigo Flores
A estação velha em 20/6/2021. Foto Rodrigo Flores |
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Atualização:
19.11.2021
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