|
|
...
Banharão
Jaú
Ave Maria
...
Tronco oeste CP-1970
IBGE-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1941-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JAÚ
Município de Jaú, SP |
Linha-tronco oeste - km 275,781 |
|
SP-0553 |
Altitude: 509,950 m |
|
Inauguração: 15.11.1941 |
Uso atual: sala de música (2002) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1941 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
nova de Jaú foi construída em 1941, especialmente para
a linha nova retificada, substituindo a antiga estação de Jaú,
aberta em 1887 e agora colocada fora da passagem dos trilhos do tronco,
atendendo somente à Douradense.
Jaú-nova também foi ligada a Jaú-velha, nesse mesmo
ano, permitindo também a baldeação do tronco oeste para a Douradense.
Em 1986, o seu estado era bom, mas com o passar dos anos, foi sendo
abandonada, passando a abrigo de mendigos. No final de 2000, pessoas
da cidade resolveram tomar a iniciativa de restaurar a estação, lentamente,
mas tirando-as aos poucos do abandono.
O último trem de passageiros, em 15 de março de 2001,
passou por uma estação sendo reformada depois de anos
de abandono.
Em 06/04/2002 a estação foi "reinaugurada"
como sala de música, estando hoje no circuito cultural da cidade.
Em
setembro de 2019, a cabine de manobras da estação pegou fogo (ver caixa abaixo).
(Veja também JAÚ-VELHA e
JAÚ-DOURADO)
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
|
1926
AO LADO: Jaú quer a linha
e uma estação nova (O Estado de S. Paulo, 21/5/1926).
|
ACIMA: 1934 - Oito anos após o pedido da cidade,
a Paulista aprova e assina o contrato para passar a linha nova (futuro tronco oeste) pela cidade. As novas estações e linha chegariam à cidade sete anos e meio mais tarde (O Estado de S. Paulo, 24/5/1934).
|
1941
AO LADO: Ainda em construção a bitola largas até Jaú (O Estado de
S. Paulo, 4/6/1941). |
ACIMA: Jaú e a Douradense em 1946
(O Estado de S. Paulo, 20/2/1946).
|
1948
À ESQUERDA: Embarques de café na estação
de Jaú em 1948, bem como nas de Banharão e Ave
Maria, também no município (Folha da Manhã,
9/12/1948).
|
ACIMA: No pátio da estação de Jaú em janeiro de 1985 (Acervo Nelci Garcia).
ACIMA e ABAIXO: Em 1987, ainda com
trens de passageiros da FEPASA rodando, a estação de
Jaú fez festa para os seus cem anos de inauguração
(1887 foi a data da abertura da estação velha, que jficava
em outro ponto e já havia sido demolida) (Acervo Antonio Carlos
Belviso).
ACIMA: Em 1993, a
chegada do PP-1 da Fepasa, vindo de São Paulo (Foto Carlos
Roberto de Almeida).
ACIMA: Em 2019, a
antiga cabine de força na estação de Jaú foi mais uma vítima do fogo, provavelmente incendio criminoso: a cabine estava desativada havia mais de 20 anos (Foto Francisco
Pereira em 25/9/2019).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Silvio Rizzo;
Antonio C. Belviso; Edson Castro; Ricardo Frontera; Carlos R. Almeida;
Luiz Carlos Nardy; O Estado de S. Paulo, 1946; Cia. Paulista: relatórios
oficiais, 1930-69; IBGE, 1970; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, c. 1958. Foto da revista Ferrovia,
comemorativa dos 90 anos da Cia. Paulista |
Nos bons tempos, o trem de passageiros na plataforma. Foto Antonio
C. Belviso, em 1972 |
Estação de Jaú em 1984. Foto Edson Castro |
Estação já abandonada em 20/05/1999. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
Plataforma da estação, 2000. Foto Ricardo Frontera |
Fachada da estação em 2000. Foto Ricardo Frontera |
Plataforma da estação, 2000. Foto Luiz Carlos
Nardy |
A plataforma durante a reforma, em 01/06/2001. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A fachada durante a reforma, em 01/06/2001. Foto Ralph M. Giesbrecht
|
A estação de Jaú em 23/5/2017. Foto Silvio
Rizzo |
A estação de Jaú em 23/5/2017. Foto Silvio
Rizzo |
|
|
|
|
|
Atualização:
25.09.2019
|
|