|
|
...
Quatá
João Ramalho
Moema
...
Tronco EFS - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1916-1971)
FEPASA (1971-1998) |
JOÃO
RAMALHO
(antiga SANTO IGNACIO)
Município de João Ramalho, SP |
Linha-tronco original - km 698,018
(1924); km 684,983 (1931) (*); km 637,050 (1960) (**) |
|
SP-2169 |
Altitude: 536 m |
|
Inauguração: 05.06.1916 |
Uso atual: demolida (c.2001) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta com o nome de Santo Ignacio, em 1916, mas alguns
dias depois teve seu nome mudado para João Ramalho.
Em 1959, o então distrito pertencente a Quatá passou a município.
Em 1986, a estação já estava fechada e sem cobertura da plataforma,
com portas e janelas bastante danificadas.
No final de 2000, a estação estava bastante desfigurada.
Não demorou para ser demolida: "A estação de João Ramalho
virou pó. Conversei com pessoas que moravam ao lado dela. Um
deles inclusive fez um abaixo assinado para demolir a estação e conseguiu.
Segundo me disseram, o prédio estava trazendo problemas a eles. Indigentes,
bêbados atormentavam os moradores. Um sr. ainda me disse: 'Já foi
tarde! Ainda bem que demoliram'. De Sorocabana só ficou mesmo foi
no nome da rua. Rua Sorocabana" (Adriano Martins,
01/2003). Realmente, cultura no Brasil é coisa rara.
Restaurar o prédio que originou a cidade é mais difícil
do que derrubá-lo. Uma pena, mesmo.
Em 2017, a antiga plataforma ainda estava lá. Tudo limpinho,
mas... sem estação (e sem qualquer trem).
1934
AO LADO: Construção do armazem da Sorocabana (O Estado de
S. Paulo, 28/2/1934). |
|
1934
AO LADO: O armazem ficou pronto (O Estado de
S. Paulo, 23/3/1934). |
|
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Construção de armazém e desvio
|
ACIMA: Estação do Barreiro Notar a localização da pequena estação em frente à rua Osvaldo Sampaio em 3/8/1945 - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR (autor desconhecido).
ACIMA: Família de holandeses sai do
pátio da estação de João Ramalho em 1956,
depois de desembarcar em Santos e viajar 36 horas. Viveram no local
por 1 ano e voltaram para a Holanda. 51 anos depois, o primeiro menino
à direita enviou esta foto. Notar ao fundo, ao lado do dormente
mais alto da cerca, a caixa d'água da estação
(Foto Jan Lukas van der Woude).
|
|
|
|
A estação em outubro de 1983. Foto Avelino Pompilho,
enviada por Adriano Martins |
A estação totalmente descaracterizada, novembro
de 2000. Foto José Carlos Daltozo |
O lugar da antiga estação ficou assim. Arrumado
e limpo, mas sem o prédio que originou a cidade. Foto
Adriano Martins, em 01/2003 |
O lugar da antiga estação ficou assim. Arrumado
e limpo, mas sem o prédio que originou a cidade. Foto
Adriano Martins, em 01/2003
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
29.08.2022
|
|