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VXY Mogiana em MG
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Barra Funda-EFS
-até 1988
Barra Funda-Fepasa/CPTM - a partir de 1988
Lapa
Domingos de Morais
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Tronco EFS-1935

Guia SP-1995
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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Estrada de Ferro Sorocabana (1958-1971)
FEPASA (1971-1994)
CPTM (1994-)
LAPA-SOROCABANA
Município de São Paulo, SP
Linha-tronco - km 7   SP-1726
Altitude: -   Inauguração: 01.06.1958
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1979
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Inaugurada como km 7 em 1958 para atender a região do bairro da Lapa, a estação manteve esse nome por muitos anos. Pelos mapas anteriores a 1958, sabe-se que já existia uma parada simples no local - possivelmente uma parada de serviço.

"Havia uma parada na Lapa, mas não era onde é a estação hoje. Era bem na curva, ao lado da estação da SJ e era de madeira" (Coaraci Camargo, 01/2009). Provavelmente, se sua posição estiver correta no mapa acima, atenderia aos armazéns na atual "Estação Ciência" existente no local, com entrada pela rua Guaicurus.

"A parada do km 7, Lapa, era para passageiros, sim, e relativamente longe do centro da Lapa, pois a entrada era pela rua do Cortume. Havia também na Lapa o Difa, ou Intercâmbio ou outros nomes que teve, este sim, para ligação operacional com a EFSJ, uma vez que havia também o armazém de transbordo na Barra Funda" (Coaraci Camargo, 08/2007).

A plataforma de embarque e desembarque da estação foi terminada apenas em 1961. Na verdade, em 1958, quando foi inaugurada, apresentava, segundo a imprensa da época (Folha da Manhã, 21/6/1958), a plataforma foi construída muito estreita - cerca de 1 m de largura - e muito próxima, uns 300 m, da plataforma que existia até então (prova de que já havia ali uma parada anteriormente). Com essa plataforma, o risco de acidentes nos horários de pico era muito alto, pois o movimento, segundo a notícia, na nova estação havia aumentado bastante desde a abertura desta estação: de 1000 por dia em janeiro desse ano, subiu para 1.600 em maio.

Hoje um prédio moderno, aberto em 25/01/1979, atende aos trens da CPTM.

Existe uma outra estação da Lapa, que atende também à CPTM, mas na linha da antiga Santos-Jundiaí. Esta estação fica a uns 500 metros da estação da Lapa da antiga Sorocabana, e é de origem muito mais antiga, remontando ao final do século passado.

(Veja também LAPA-SPR)

1923
ACIMA:
Atropelamento próximo à estação da Lapa da SPR a única que existia então), mas por um trem da EFS, na linha desta, ao lado da da SPR (O Estado de S. Paulo, 26/2/1923).

ACIMA: Em 1935, o maquinista de uma locomotiva da Central do Brasil, nas linhas da SPR, morreu no choque (Correio de S. Paulo, 5/10/1935).

ACIMA
: Acidente próximo à estação da Lapa, junto aos trilhos da Sorocabana em 1935 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (Correio de S. Paulo, 28/11/1935).

1940
ACIMA:
Reclamações contra os cabineiros da estação - que, portanto, já funcionava ali (O Estado de S. Paulo, 13/7/1940).

ACIMA: As linhas da EFS e da SPR, em mapa de 1952. A "Parada Lapa" aparece no mapa no centro, um pouco à direita (mapa de 1952 - acervo Prefeitura Municipal de São Paulo). ABAIXO: A parada da Lapa, recém-aberta em 1958 (Acervo Folha de S. Paulo).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Coaraci Camargo; Carlos Roberto de Almeida; William Gimenez; Acervo Folha de S. Paulo; O Estado de S. Paulo, 1923; Acervo Prefeitura Municipal de S. Paulo; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação da CPTM em 08/05/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

Estação da Lapa, anos 1990. Foto cedida por William Gimenez

Estação da Lapa em 15/2/2014. Foto Carlos Roberto de Almeida
     
     
Atualização: 19.09.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.