|
|
Estrada de Ferro
Sorocabana (1958-1971)
FEPASA (1971-1994)
CPTM (1994-) |
LAPA-SOROCABANA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 7 |
|
SP-1726 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.06.1958 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
A ESTAÇÃO: Inaugurada
como km 7 em 1958 para atender a região do bairro da Lapa,
a estação manteve esse nome por muitos anos. Pelos mapas anteriores
a 1958, sabe-se que já existia uma parada simples no local
- possivelmente uma parada de serviço.
"Havia uma parada na Lapa, mas não era onde é a estação hoje.
Era bem na curva, ao lado da estação da SJ e era de madeira"
(Coaraci Camargo, 01/2009). Provavelmente, se sua posição
estiver correta no mapa acima, atenderia aos armazéns na atual
"Estação Ciência" existente no local,
com entrada pela rua Guaicurus.
"A parada do km 7, Lapa, era para passageiros, sim, e relativamente
longe do centro da Lapa, pois a entrada era pela rua do Cortume. Havia
também na Lapa o Difa, ou Intercâmbio ou outros nomes que teve, este
sim, para ligação operacional com a EFSJ, uma vez que havia também
o armazém de transbordo na Barra Funda" (Coaraci Camargo,
08/2007).
A plataforma de embarque e desembarque da estação foi
terminada apenas em 1961. Na verdade, em 1958, quando foi inaugurada,
apresentava, segundo a imprensa da época (Folha da Manhã,
21/6/1958), a plataforma foi construída muito estreita
- cerca de 1 m de largura - e muito próxima, uns 300 m, da
plataforma que existia até então (prova de que já
havia ali uma parada anteriormente). Com essa plataforma, o risco
de acidentes nos horários de pico era muito alto, pois o movimento,
segundo a notícia, na nova estação havia aumentado
bastante desde a abertura desta estação: de 1000 por
dia em janeiro desse ano, subiu para 1.600 em maio.
Hoje um prédio moderno, aberto em 25/01/1979, atende aos trens da
CPTM.
Existe uma outra estação da Lapa, que atende também à CPTM,
mas na linha da antiga Santos-Jundiaí. Esta estação fica a
uns 500 metros da estação da Lapa da antiga Sorocabana, e é
de origem muito mais antiga, remontando ao final do século passado.
(Veja também LAPA-SPR)
|
1923
ACIMA: Atropelamento próximo à estação
da Lapa da SPR a única que existia então), mas
por um trem da EFS, na linha desta, ao lado da da SPR (O Estado
de S. Paulo, 26/2/1923).
|
ACIMA: Em 1935, o maquinista de uma locomotiva da Central do Brasil, nas linhas da SPR, morreu no choque (Correio de S. Paulo, 5/10/1935).
ACIMA: Acidente próximo à estação da Lapa, junto aos trilhos da Sorocabana em 1935 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (Correio de S. Paulo, 28/11/1935).
|
1940
ACIMA: Reclamações contra os cabineiros da estação - que, portanto, já funcionava ali (O Estado
de S. Paulo, 13/7/1940). |
ACIMA: As linhas da EFS e da SPR, em mapa
de 1952. A "Parada Lapa" aparece no mapa no centro,
um pouco à direita (mapa de 1952 - acervo Prefeitura Municipal
de São Paulo). ABAIXO: A parada da Lapa, recém-aberta
em 1958 (Acervo Folha de S. Paulo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Coaraci Camargo; Carlos Roberto de Almeida; William Gimenez; Acervo
Folha de S. Paulo; O Estado de S. Paulo, 1923; Acervo Prefeitura Municipal
de S. Paulo; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação da CPTM em 08/05/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Estação da Lapa, anos 1990. Foto cedida por William
Gimenez |
Estação da Lapa em 15/2/2014. Foto Carlos Roberto
de Almeida |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.09.2019
|
|