|
|
...
Araras
Loreto
Elihu Root
...
ramal Descalvado-1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1899-1971)
FEPASA (1971-1997) |
LORETO
Município de Araras, SP |
Ramal de Descalvado - km 138,780 |
|
SP-2279 |
Altitude: 595,000 |
|
Inauguração: 08.12.1899 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1877,
a Paulista abria o primeiro trecho, partindo de Cordeiros até Araras,
do que seria o prolongamento de seu tronco. Em 1880, a linha, com
o nome de Estrada do Mogy-Guassú, atingia Porto Ferreira, na mesma
época em que a autorização para cruzar o Mogi e chegar a Ribeirão
Preto foi indeferida pelo Governo Provincial, em favor da Mogiana.
A linha, então, foi desviada para oeste e atingiu Descalvado no final
de 1881, seu ponto final. Em 1916, as modificações da Paulista na
área entre Rio Claro e São Carlos, na linha da antiga Rio-Clarense,
fizeram com que o trecho fosse considerado como novo tronco, deixando
a linha a partir de Cordeiros como o Ramal de Descalvado. Desde o
começo em bitola larga (1,60m), ele funcionou para trens de passageiros
até julho de 1976 (Pirassununga-Descalvado) e até fevereiro de 1977
(Cordeirópolis-Pirassununga). Trens cargueiros andaram pela linha
até o final dos anos 1980. Abandonado, o ramal teve os trilhos arrancados
entre 1996 e 2003. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Loreto foi aberta em 1899, sem merecer uma linha sequer
de citação sobre isso no relatório anual da Companhia Paulista. A
estação situava-se onde hoje estão o bairro e a igreja do mesmo
nome. Um dos mais importantes hortos da Paulista, o Horto de Loreto,
era atendido por esta estação, e, nos anos 30, o maestro e compositor
Villa-Lobos teria composto a música Trenzinho Caipira
baseado nesta estação, depois de ter nela desembarcado para visitar
a Fazenda Santo Antonio, da família Silva Telles, que
costumava seguir dali para o seu destino em carruagens. Ao redor da
igreja costumava-se fazer festas em homenagem a Nossa Senhora do Loreto, todos os anos, festas
para as quais a Paulista cedia trens especiais que carregavam os convidados.
Nos anos 1970, isso acabou. A estação foi desativada em 1962, de acordo
com o relato de seu último chefe, depois removido para a estação de Cordeirópolis (onde trabalhou de 1963 até 1966, quando se aposentou), Isaías Barreto, em 2000 com 82anos. O depoimento de João de Mello, hoje veterinário
em Araras, e nascido na frente da estação, é nostálgico: "Eu
costumava entrar no armazém com meus amigos e galgava os sacos de
açúcar; deitados lá em cima deles, ficávamos observando o carregamento
dos trens. Eu morava na casa na frente da estação, e participava de
todas aquelas festas; trens especiais da Paulista traziam quem quisesse
participar. Hoje a casa, que tivemos de vender, foi totalmente descaracterizada,
e o pomar, destruído".
Em 1986,
a estação ainda estava de pé, abandonada; foi demolida pouco tempo
depois.
Os trilhos foram retirados em outubro de 1997. Eu, autor deste site, presenciei este desmonte.
A igreja estava fechada em 2009, sendo uma das
poucas construções que sobraram na vila, semi-abandonada. Perto dali ficava a sede do Horto de Loreto, da Paulista, então semi-abandonado
e invadido pelos sem-terra, embora a casa tivesse sido recentemente
restaurada.
A pintora Célia Barcellos imortalizou a estação a partir de uma velha
fotografia, em dois desenhos em branco e preto. Por fim, como Cartago
que foi salgada para que ali jamais florescesse outra civilização,
todo o pátio da antiga estação de Loreto,
inclusive as fundações das plataformas da estação
e armazém (ver fotos abaixo) viraram uma avenida asfaltada.
A memória? Ora, a memória... delenda a memória!
|
1904
AO LADO: Tiros em Loreto (O Estado
de S. Paulo, 28/6/1898). |
ACIMA: A família de Victor Ceron, chefe da
estação de Loreto, posando na estação,
provavelmente anos 1950.
ACIMA: Inspeção na estação, provavelmente anos 1960. Tudo isso mostrado nas fotografias é
hoje uma avenida de asfalto (Acervo Vinicius Ceron Pereira).
ACIMA: O trem para em Loreto, 1965 (Foto Plinio
da Silva Telles).
ACIMA: Entre as estações de Araras e
de Loreto, o pequeno viaduto ferroviário que hoje não
mais existe: tudo embaixo foi aterrado, quando a linha ainda existia,
por volta de 1990. (Foto Plinio da Silva Telles).
ACIMA: Sua posição exata pode ser vista
na imagem abaixo, retirada do Google Maps em dezembro de 2009 - a
rotatória quase ai centro da fotografia, da rua dos Coroados,
esta aterrada, mostra o ponto exato do viaduto já retirado,
vê-se o leito da linha, sem trilhos, cruzando de suoeste a nordeste
(Foto Google Maps).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1899 a 1977. Na foto
à esquerda, o trem do ramal está parado em Loreto.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.
Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; João
de Mello, in memoriam; Plinio da Silva Telles; Vinicius
Ceron Pereira; Filemon Peres; Google Maps, dezembro de 2009; Cia.
Paulista: Álbum 50 Anos, 1918; FEPASA: Relatório de
Instalações Fixas, 1986; Ralph Mennucci Giesbrecht:
Caminho para Santa Veridiana, Editora Cidade, 2003; Cia. Paulista:
Relatórios oficiais, 1872-1969; IBGE, 1960; Mapas - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Loreto, 1918. Foto do álbum
dos 50 anos da Paulista |
A estação, em 1947. Foto cedida por João
Mello; acervo Vinicius Ceron Pereira |
Plataforma de Loreto, 1950. Foto cedida por João Mello,
que é o menino menor que aí aparece |
A estação, apinhada de gente, provavelmente anos
1960. Autor desconhecido |
Estação abandonada em 1986. Foto do relatório
da Fepasa, 1986 |
Restos da plataforma da estação de Loreto, maio
de 2000. Foto João de Mello |
|
|
|
|
Atualização:
30.04.2022
|
|