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Índice de estações
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Caninana
Altos
Todos os Santos
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Saída para a E. F. do Piauí: Miradouro
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IBGE-2003
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Central do
Piauí (1965-1975)
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997-) |
ALTOS
Município de Altos, PI |
Linha Teresina-Oiticica - km 696 (1977) |
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PI-3635 |
Altitude: - |
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Inauguração: 08.03.1965 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1960 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando
o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até
1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri
nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os
trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente
chegando a Altos e a Teresina em 1969. Os trens de passageiros serviram
à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi
oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados
na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde
a ferrovia faz parte da ligação Ceará-Maranhão.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Altos foi inaugurada em 1965 (A data é encontrada em: Lêda Rodrigues Vieira, CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960, Teresina, PI, 2010, p. 140).
A ligação com a estação de Teresina ocorreu somente em 11 de narço de 1969.
A estação serviu
a trens de passageiros por pouquíssimo tempo, constando nos
guias Levi que isso ocorreu entre os anos de 1973 e 1979, podendo, por
falta de fontes, ter continuado até algum ponto dos anos 1980. Três trens por semana que faziam o percurso de Fortaleza
a Teresina.
Antes de a linha unir Altos a Oiticica,
em 1972, a linha da antiga E. F. Central do Piauí foi unida
em 1965 a Altos vinda de Campo Maior e Parnaíba,
com anos de atraso. Ou seja, a partir de 1972, Altos passou
a ser entroncamento de linhas. Também por pouco tempo, pois a Central do Piauí não
durou muito.
"A estação de Altamira fica no Município de Coivaras
a somente um ou dois quilômetros da sede desse município. Coivaras
e Altos são hoje tão grandes e como as rodovias não estão em bom estado,
o governo do Piauí já discute correr um trem local entre Teresina
e Altamira, com parada em Altos e alguns pontos adicionais. Em 2005
houve três trens de prova, o melhor correu esse trecho em 1 hora 45
minutos. Foi uma das composições Ganz-Mávag que correm no Metrô de
Teresina e os planos prevêem usar esses trens até Altamira quando
o Estado comprar trens novos para o Metrô de Teresina. Com alguns
melhorias na via até Altamira, o tempo de viagem pode ser reduzido
a uma hora, considerado como suficiente para esse tipo de tráfego"
(Samuel Rachdi, 08/2006).
"Morei no Bairro Batalhão
de 1973 a 1990 e cresci vendo a velha estação ferroviária efervescendo
com a chegada e a partida dos trens de passageiro para Fortaleza e
Parnaíba. Ali era um sonho! Uma vida! A felicidade! Hoje eu choro,
distante 2100 quilômetros da minha terra, o descaso e a tristeza de
ver a 'estação ebúrnea do meu sonho' transformada num lugar onde rojam-se
cobras. Adeus minha Altos" (Luciano Bonfim Moreira, 2007).
ACIMA: Resquícios dos trilhos da EFCP em Altos em
foto de 6/1/2008 (Foto Cleiton Amaral).
(Fontes: Thiago de Moraes; Janssen Arco Verde;
Roosevelt Reis; Cleiton Amaral; João Neto; Flávio Cavalcanti;
Samuel Rachdi; Luciano Bonfim Moreira; IBGE: Enciclopédia dos
Municípios Brasileiros, vol. XV, 1959; www.180graus.com/dealtos;
Guias Levi, 1960-80; IBGE, 2003) |
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Estação de Altos, em 2007. Extraída do
site www.180graus.com/dealtos |
Estação de Altos, em 6/1/2008. Foto Cleiton Amaral |
A estação em 13/9/2009. Foto Thiago de Moraes |
Estação de Altos em 2012. Foto Janssen Arco Verde |
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Atualização:
25.03.2019
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