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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Até 1986:
São Luís
Araracanga
Piçarra
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1986-2011:
Tirirical
Araracanga
Piçarra
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EFSLT - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São Luiz-Teresina (1921-1975)
RFFSA (1975-1997)
ARARACANGA (antiga MARACANÃ)
Município de São Luís, MA
Linha tronco - km 19,144 (1960)   MA-4318
Altitude: 19 m   Inauguração: 14.03.1921
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Maracanã foi inaugurada em 1921, de acordo com o Guia Geral de 1960. Isso mostra que, embora a ponte sobre o canal dos Mosquitos (divisa ilha e continente) somente tenha sido aberta depois, já havia tráfego de trens na linha ao norte do canal por transbordo de passageiros e cargas naquele ponto - fato comprovado em literatura.

No final dos anos 1940, foi renomeada como Araracanga. Curioso: ambos os nomes da estação são nomes de espécies de araras.

O edital do Ministério do Planejamento (2009) listava a existência no inventário de terrenos no pátio de Araracanga, no km 19,135 da ferrovia.

"A estação de Araracanga da ferrovia São Luis-Teresina foi demolida nos anos 1980 e a sua localização era exatamente no bairro do Maracanã" (Julio Cesar L. Carvalho, 02/201).


ACIMA: Localização do bairro do Maracanã, onde ficava a estação de Araracanga. A linha original (à direita, em vermelho) foi arrancada dali nos anos 1980, mas (de acordo com este mapa) em 2019 chegava ainda até exatamente este bairro. A posição exata da estação é desconhecida pelo autor deste site. Notar a outra linha à esquerda, também em vermelho, seguindo para o porto, que começa onde se abrem os desvios, mais ao sul. Esta linha é dos anos 1980 e nunca recebeu trens de passageiros. Os desvios que foram mantidos na cor cinza do mapa já são do porto, que está a noroeste e fora do mapa (Google Maps).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Julio Cesar L. Carvalho; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 08.06.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.