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E. F. Central do
Piauí (1922-1974) |
FLORIÓPOLIS
Município de Luiz Correa, PI |
Linha-tronco - km 7,713 (1960) |
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PI-4196 |
Altitude: 4 m |
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Inauguração: 01.05.1922 |
Uso atual: nenhum |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando
o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até
1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri
nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os
trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente
chegando a Altos e a Teresina em 1969. Os trens de passageiros serviram
à estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi
oficialmente erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados
na maioria do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde
a ferrovia faz parte da ligação Ceará-Maranhão.
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A ESTAÇÃO: A estação
de Floriópolis foi inaugurada em 1922, com a linha entre
Luiz Correia e Cocal. Fica entre Parnaíba e Luiz
Correia, antes da ponte metálica que separa os dois municípios.
A linha foi fechada em 1974 (A data é encontrada em: Lêda Rodrigues Vieira, CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960, Teresina, PI, 2010, p. 140).
"Apesar de localizada próxima ao conjunto residencial Jardim
Vitória, portanto fora dos limites do Centro Histórico de Parnaíba,
a Estação Floriópolis merece ser destacada, pois é a representação
dos anos áureos do transporte ferroviário no estado do Piauí. Ela
integrou a E.F. Central do Piauí e foi construída na primeira (?)
década do século XX para servir de ponto de embarque no trecho Parnaíba-Luis
Correia. Dezenas de trabalhadores da EFCP abriram caminho para o mar
e auxiliaram na construção da ponte sobre o Rio Portinho, que ligava
as duas cidades. Floriópolis foi uma das mais antigas e movimentadas
estações da região e apresentava, além do prédio de embarque, uma Casa de Turma (local de trabalho e alojamento dos funcionários).
O trabalho era gerenciado pelo chefe da estação ou feitor, cuja residência
localizava-se ao lado da estação. O trem saía de Parnaíba, passava
por Catanduvas (antigo aeroporto), Estação Floriópolis, Pau d'Arco
(próximo ao Country Club) e Bela Mina (ponte metálica na divisa dos
dois municípios) para então chegar a Estação Central de Luis Correia.
Em 1974, o trecho foi desativado, permanecendo ativa por mais alguns
anos apenas a linha Parnaíba-Teresina. Atualmente, a estação é parte
de um espólio abandonado e encontra-se em péssimo estado de conservação.
Ao longo dos trilhos, é possível encontrar outras pequenas estações,
galpões, pontos de embarque, todos igualmente abandonados e deteriorados.
Somente a casa do chefe da estação, habitada pela família de um antigo
feitor, está parcialmente conservada" (Dossiê de Tombamento
de Parnaíba, feito pelo IPHAN, de maio de 2008, enviado por Anna Finger,
31/10/2008).
Em 2018 estava de pé,
restaurada, como um curioso exemplo de arquitetura eclética
para uma pequena parada, talvez o único exemplo desse tipo
no Brasil.
ACIMA: Belíssima arquitetura de parada da E.
F. Central do Piauí, Floriópolis, ainda
e abandonada. Pouco depois foi restaurada (Foto Anna Finger em 2008).
ACIMA: A praça, em frente à antiga parada, foi também restaurada. Mantiveram-se os trilhos, graças a Deus (Foto Geraldo Langovsky em 2018).
ACIMA: Outra foto de 2018, com os detalhes da construção
(Foto Geraldo Langovsky).
(Fontes: Geraldo Landovsky, 2018; Anna Finger; Elmar Carvalho; IPHAN: Dossiê
de Tombamento de Parnaíba, 2008; IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Parada de Floriópolis em novembro de 2006. Foto Anna
Finger |
Parada de Floriópolis em novembro de 2006. Foto Anna
Finger |
Parada de Floriópolis em novembro de 2006. Foto Anna
Finger |
A parada, restaurada, em 1/2011. Foto Elmar Carvalho |
A parada, em 2018. Foto Geraldo Landovsky |
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Atualização:
21.12.2022
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