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E. F. Central do
Piauí (1922-1975)
RFFSA (1975-1974) |
CATANDUVAS
Município de Parnaíba, PI |
Linha-tronco - km 10,100 (1960) |
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PI-4605 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.06.1924 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
Estrada de Ferro Central do Piauí foi aberta em 1922 ligando
o porto de Luiz Correa à estação de Cocal. Até
1937, teve um lento prosseguimento até alcançar Piripiri
nesse ano. Aí, somente em 1952 chegou a Campo Maior, com os
trens de passageiros somente atingindo essa cidade em 1966, e finalmente
a Teresina no mesmo ano. Os trens de passageiros serviram à
estrada até pelo menos 1979. A estrada jamais foi oficialmente
erradicada, mas hoje os trilhos já foram arrancados na maioria
do percurso, exceto no trecho entre Altos e Teresina, onde a ferrovia
faz parte da ligação Ceará-Maranhão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Catanduvas foi inaugurada em 1924.
Em 1935, um acidente:
"Pelo aéreo de antes de ontem tivemos notícia de um choque
de trens entre Parnaíba e Amarração, na parada Catanduvas, no dia
29 do recém findo, por ocasião da festa do Bom Jesus dos Navegantes.
O choque se deu por ocasião da volta dos rumeiros para Parnaíba, do
qual resultou saírem oito pessoas feridas, algumas com certa gravidade,
sendo todos recolhidos à Santa Casa daquela cidade" (O
Tempo, Teresina, ano 3, n. 507, 3 jul. 1935).
A linha foi fechada em 1974 (A data é encontrada em: Lêda Rodrigues Vieira, CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960, Teresina, PI, 2010, p. 140).
A estação já estava demolida em 2018.
ACIMA: Restos da plataforma da antiga estação, esta já demolida (Foto Geraldo Landovsky em 2018).
(Fontes: IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XV, 1959; LÊDA RODRIGUES VIEIRA: CAMINHOS DE FERRO:
A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960, UNIVERSIDADE FEDERAL
DO PIAUÍ – UFPI, 2010; O Tempo, Teresina, 1935; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80) |
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Atualização:
22.05.2022
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