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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Timon
Teresina
Itararé
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. São Luiz-Teresina (1926-1975)
RFFSA (1975-1997)
TERESINA
Município de Teresina, PI
Linha tronco - km 453,540 (1960)   PI-3648
Altitude: 81 m   Inauguração: 1926
Uso atual: estação de metrô e museu   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1926
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje.
 

A ESTAÇÃO: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta com seu primeiro trecho ligando Caxias a Cajazeiras, no Maranhão, divisa com o
Piauí. Como não existia ponte sobre o rio Parnaíba, os passageiros com destino a Teresina atravessavam o rio a canoa. Iniciada em 1922, a ponte João Luiz Ferreira só foi inaugurada em dezembro de 1939.

A estação de Teresina já havia sido inaugurada em 1926, treze anos antes, com o mesmo prédio que está lá nos dias de hoje, mas ficando por muitos anos sem nenhuma serventia. Tendo chegado a Teresina em junho do mesmo ano, a primeira locomotiva serviu aos passageiros durante um certo tempo, fazendo o transporte do rio até a estação de Teresina, ficando a linha abandonada durante 12 anos, passando a operar normalmente a partir de 31 de dezembro de 1938, quando trafegou o trem M-1, primeiro comboio ferroviário a cruzar a ponte, quase um ano antes da sua inauguração definitiva (ver artigo abaixo).

No ano de 1959, a engenharia militar reiniciou a construção da E. F. Petrolina-Teresina, partindo de Teresina, ferrovia que estava parada, a partir de Petrolina, em Paulistana, desde 1939, tendo sido assentados somente 11 km de trilhos e concluída a terraplanagem até cerca de 40 km.

O mapa do IBGE de 1957 (ver acima, à esquerda) já mostra esses trilhos, sentido sudeste do Estado, da mesma forma que mostra trilhos no sentido leste, já o início da linha Altos-Oiticica, aberta em 1965 e ligando não somente Teresina ao Ceará, bem como o resto do Nordeste. A Petrolina-Teresina somente seguiu de Petrolina até Paulistana, no sul piauiense e funcionou somente até 1972, quando foi desativada.

Os trens de passageiros para Fortaleza teriam corrido até janeiro de 1991. Já os para Parnaíba não se tem certeza, mas parece que ainda corriam em 1986.

Hoje existe uma linha de metrô em Teresina, que segue pelos leitos das antigas linhas Teresina-Oiticica e E. F. São Luiz-Teresina, porém com seu leito rebaixado. Por ali circulam velhos trens húngaros (Ganz-Mavag) que andavam na linha Porto Alegre-Uruguaiana até 1986. Algumas estações foram construídas para atender a esta curta linha.

Em 2005, estes trens foram reformados.

A estação de Teresina também é chamada de Frei Serafim, nome da rua onde se situa, e a estação de embarque, hoje subterrânea (por causa do rebaixamento da linha), tem o nome de Miguel Rosa, debaixo da antiga estação, que serve como museu. O pátio hoje utilizado pela CFN fica mais afastado da cidade, em Dirceu Arcoverde, junto à BR-342, e é chamado de pátio de Itararé.

Em 12 de julho de 2018 o veículo utilizado no metrô piauiense passou a ser um VLT - veículo leve sobre trilhos, afastando-se os antiquados e reformadíssimos trens húngaros utilizados ali desde os anos 1990, vindos do Rio Grande do Sul, ali utilizados até 1987.

1939
AO LADO:
Chegada do primeiro trem a Teresina no primeiro dia de 1939 (O Estado de S. Paulo, 3/1/1939).


ACIMA: 5 de dezembro de 1968: a primeira viagem no trecho de Teresina a Parnaíba (LÊDA RODRIGUES VIEIRA: CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI, 2010/O Dia, Teresina, ano 18, n. 2.588, 6 dezembro de 1968. p. 1).

(Fontes: Silvio Rizzo, 2017; Nelson Correa, 2006; Luís L'Aiglon Pinto Martins, 2007; Wanderley Duck; Tarcísio Vila; LÊDA RODRIGUES VIEIRA: CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI, 2010; O Dia, Teresina, 1968; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XV, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)

     

A estação, provavelmente anos 1940. Autor desconhecido

A estação, possivelmente anos 1980. Autor desconhecido

Teresina, em 2006. Foto Nelson Correa

Teresina, em 2006. Foto Nelson Correa

Teresina, em 2006. Fotos Nelson Correa

A estação de Teresina em 2007. Foto Luís L'Aiglon Pinto Martins

A estação em 19/3/2017. Foto Silvio Rizzo

A estação em 19/3/2017. Foto Silvio Rizzo
 
     
Atualização: 10.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.