A ESTAÇÃO: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta com seu primeiro trecho ligando Caxias a Cajazeiras,
no Maranhão, divisa com o
Piauí. Como não existia
ponte sobre o rio Parnaíba, os passageiros com destino a Teresina
atravessavam o rio a canoa. Iniciada em 1922, a ponte João Luiz
Ferreira só foi inaugurada em dezembro de 1939.
A estação de Teresina já havia sido
inaugurada em 1926, treze anos antes, com o mesmo prédio
que está lá nos dias de hoje, mas ficando por muitos anos
sem nenhuma serventia. Tendo chegado a Teresina em junho
do mesmo ano, a primeira locomotiva serviu aos passageiros durante
um certo tempo, fazendo o transporte do rio até a estação de Teresina,
ficando a linha abandonada durante 12 anos, passando a operar normalmente
a partir de 31 de dezembro de 1938, quando trafegou o trem M-1,
primeiro comboio ferroviário a cruzar a ponte, quase um ano antes
da sua inauguração definitiva (ver artigo abaixo).
No ano de 1959, a engenharia militar reiniciou a construção da E.
F. Petrolina-Teresina, partindo de Teresina, ferrovia que
estava parada, a partir de Petrolina, em Paulistana, desde
1939, tendo sido assentados somente 11 km de trilhos e concluída
a terraplanagem até cerca de 40 km.
O mapa do IBGE de 1957 (ver acima, à esquerda) já
mostra esses trilhos, sentido sudeste do Estado, da mesma forma
que mostra trilhos no sentido leste, já o início da
linha Altos-Oiticica, aberta em 1965 e ligando não
somente Teresina ao Ceará, bem como o resto do Nordeste.
A Petrolina-Teresina somente seguiu de Petrolina até Paulistana,
no sul piauiense e funcionou somente até 1972, quando foi
desativada.
Os trens de passageiros para Fortaleza teriam corrido até
janeiro de 1991. Já os para Parnaíba não
se tem certeza, mas parece que ainda corriam em 1986.
Hoje existe uma linha de metrô em Teresina, que segue
pelos leitos das antigas linhas Teresina-Oiticica e E. F.
São Luiz-Teresina, porém com seu leito rebaixado.
Por ali circulam velhos trens húngaros (Ganz-Mavag) que andavam
na linha Porto Alegre-Uruguaiana até 1986. Algumas
estações foram construídas para atender a esta
curta linha.
Em 2005, estes trens foram reformados.
A estação de
Teresina também é chamada de Frei Serafim,
nome da rua onde se situa, e a estação de embarque,
hoje subterrânea (por causa do rebaixamento da linha), tem
o nome de Miguel Rosa, debaixo da antiga estação,
que serve como museu. O pátio hoje utilizado pela CFN fica
mais afastado da cidade, em Dirceu Arcoverde, junto à
BR-342, e é chamado de pátio de Itararé.
Em 12 de julho de 2018
o veículo utilizado no metrô piauiense passou a ser um VLT - veículo leve sobre trilhos, afastando-se os antiquados e reformadíssimos trens húngaros utilizados ali desde os anos 1990, vindos do Rio Grande do Sul, ali utilizados até 1987.
1939
AO LADO: Chegada do
primeiro trem a Teresina no primeiro dia de 1939 (O Estado
de S. Paulo, 3/1/1939). |
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ACIMA: 5 de dezembro de 1968: a primeira
viagem no trecho de Teresina a Parnaíba (LÊDA RODRIGUES VIEIRA:
CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI, 2010/O Dia, Teresina, ano
18, n. 2.588, 6 dezembro de 1968. p. 1).
(Fontes: Silvio Rizzo, 2017; Nelson Correa, 2006; Luís L'Aiglon
Pinto Martins, 2007; Wanderley Duck; Tarcísio Vila; LÊDA RODRIGUES
VIEIRA: CAMINHOS DE FERRO: A ferrovia e a cidade de Parnaíba, 1916-1960,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI, 2010; O
Dia, Teresina, 1968; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XV, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
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