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(a partir de 1971)
Uberaba
Mangabeira-nova
Palestina
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1970-1971)
Fepasa (1971-1998) |
MANGABEIRA-NOVA
Município de Uberaba, MG |
Variante - km |
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MG-2532 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1970 |
Uso atual: moradia (2005) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mangabeira-nova substituiu a estação original
de Mangabeira em 1970.
Em 1986, havia também ao lado do prédio um vagão estacionado, também classificado como estação (vericar caixas abaixo).
Segundo Octacilio
Gomes Santana, aposentado pela FEPASA e antigo funcionário da
Mogiana, a antiga Mangabeira foi desativada porque possuía
apenas 300 m em linha reta não podendo portanto servir para o cruzamento
dos trens.
Foi construída depois a Mangabeira-nova, a cerca
de 4 quilômetros da antiga, mas com 1800 m em linha reta para
o referido cruzamento, mas posteriormente a mesma também foi desativada
servindo de moradia para o Sr. Octacilio.
(veja também MANGABEIRA)
ACIMA: Estação-vagão, a estação em alvenaria, vagões enfileirados e caixa d'agua em 1986 (FEPASA: relatório
de Instalações Fixas, 1986)
ACIMA: Esquema dos prédios e da fila de vagões no pátio em 1986 (FEPASA: relatório
de Instalações Fixas, 1986)
(Fontes: Domingos Tiveron Filho; Octacílio
Gomes Santana; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986) |
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Estação de Mangabeira-nova, em 1986. Foto do relatório
de Instalações Fixas da Fepasa (1986) |
Estação de Mangabeira-nova, em 1986. Foto do relatório
de Instalações Fixas da Fepasa (1986) |
A estação em 2005. Foto Domingos Tiveron Filho |
A estação em 2005. Foto Domingos Tiveron Filho
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A estação em 2005. Foto Domingos Tiveron Filho
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Atualização:
13.05.2019
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