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VXY Mogiana em MG
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(a partir de 1971)
Uberaba
Mangabeira-nova
Palestina
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1970-1971)
Fepasa (1971-1998)
MANGABEIRA-NOVA
Município de Uberaba, MG
Variante - km   MG-2532
Altitude: -   Inauguração: 1970
Uso atual: moradia (2005)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mangabeira-nova substituiu a estação original de Mangabeira em 1970.

Em 1986, havia também ao lado do prédio um vagão estacionado, também classificado como estação (vericar caixas abaixo).

Segundo Octacilio Gomes Santana, aposentado pela FEPASA e antigo funcionário da Mogiana, a antiga Mangabeira foi desativada porque possuía apenas 300 m em linha reta não podendo portanto servir para o cruzamento dos trens.

Foi construída depois a Mangabeira-nova, a cerca de 4 quilômetros da antiga, mas com 1800 m em linha reta para o referido cruzamento, mas posteriormente a mesma também foi desativada servindo de moradia para o Sr. Octacilio.

(veja também MANGABEIRA)


ACIMA: Estação-vagão, a estação em alvenaria, vagões enfileirados e caixa d'agua em 1986 (FEPASA: relatório de Instalações Fixas, 1986)
ACIMA: Esquema dos prédios e da fila de vagões no pátio em 1986 (FEPASA: relatório de Instalações Fixas, 1986)

(Fontes: Domingos Tiveron Filho; Octacílio Gomes Santana; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986)
     

Estação de Mangabeira-nova, em 1986. Foto do relatório de Instalações Fixas da Fepasa (1986)

Estação de Mangabeira-nova, em 1986. Foto do relatório de Instalações Fixas da Fepasa (1986)

A estação em 2005. Foto Domingos Tiveron Filho

A estação em 2005. Foto Domingos Tiveron Filho

A estação em 2005. Foto Domingos Tiveron Filho
 
     
Atualização: 13.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.