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Léa
Mangabeira
Tiê
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1895-1971?) |
MANGABEIRA
Município de Uberaba, MG |
Linha do Catalão - km 625,722 (1938) |
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MG-0607 |
Altitude: 861 m |
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Inauguração: 21.12.1895 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1895 com o nome de Caracol (durante a construção,
seu nome era Boa Vista).
Logo em seguida (exatamente em 15/11/1896),
seu nome passou a ser Mangabeira.
Segundo Octacilio Gomes
Santana, aposentado pela FEPASA e antigo funcionário da Mogiana, a estação
foi desativada (em 1970) porque possuía apenas 300 m em linha
reta não podendo portanto servir para o cruzamento dos trens. Foi
construída então a Mangabeira-nova, com 1800 m em linha
reta para o referido cruzamento.
A estação de Mangabeira,
já abandonada em 1986, estava recomendada pela Fepasa para
demolição nesse ano. Sua plataforma, que foi o que sobrou
- não se sabe quando foi efetivamente demolida a estação
- continua na linha, tendo sido construída uma nova estação
com o mesmo nome, a uma distância de cerca de 4 quilômetros.
(veja também MANGABEIRA-NOVA)
ACIMA: A primeira estação após
Uberaba (no projeto e início da linha) chamava-se Boa Vista
- viria a ser Mangabeira (O Estado de S. Paulo, 9/8/1894).
ACIMA: A estação, acima à esquerda e outras construções cerca dela, em 1986 (FEPASA: relatório
de Instalações Fixas, 1986)
ACIMA: Esquema dos prédios no pátio em 1986 (FEPASA: relatório
de Instalações Fixas, 1986).
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(Fontes: Gutierrez L. Coelho; João Velasco;
Domingos Tiveron Filho; Octacílio Gomes Santana; Cia. Mogiana:
Relatórios anuais, 1895-1969; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; IBGE: Enciclopédia dos Municípios do Brasil,
1958) |
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A estação no início dos anos 1950. Foto
João Velasco, cedida por Gutierrez L. Coelho |
Estação de Mangabeira, em 1986. Foto do relatório
de Instalações Fixas da Fepasa (1986) |
Estação de Mangabeira, em 1986. Foto do relatório
de Instalações Fixas da Fepasa (1986) |
Acima, a plataforma e a caixa d'água, tudo o que sobrou
de Mangabeira em 2005. Ao lado, a caixa d'água. Fotos
Domingos Tiveron Filho |
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Atualização:
21.04.2020
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