|
|
...
Amoroso Costa
Uberaba
Léa
...
IBGE-1957
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1889-1948) |
UBERABA
Município de Uberaba, MG (Veja UBERABA
E SUAS ESTAÇÕES) |
Linha do Catalão - km 604,500
(1938) |
|
MG-0763 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 23.04.1889 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1889? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Uberaba foi aberta em 1889 pela Mogiana.
Por algum tempo esteve essa estação designada para ser
a saída da estrada de ferro que a ligaria a Cuiabá,
no Mato Grosso. Com a inauguração da E. F. Noroeste
do Brasil, em 1906, a partir de Bauru, o projeto foi cancelado.
Em 1914, já se cogitava a mudança do local da estação
(ver caixa abaixo).
Porém, somente em 1948 a estação foi transferida
de local, quando se construiu um segundo prédio, mas na linha
nova, abandonando-se a original, demolida mais tarde. "É entregue
ao tráfego na linha tronco a retificação do traçado compreendendo
Rodolfo Paixão a Mangabeira, retirando da região central de Uberaba
os trilhos da estrada de ferro" (relatório da Mogiana,
1948).
"No entanto, ainda restou o prédio referente ao depósito de
mercadorias da referida estação. Hoje, nesse prédio, funciona uma
empresa credenciada pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais
S. A.). Infelizmente, não tive acesso ao interior do prédio. Nota-se
a descaracterização de sua bela arquitetura original, muito provavelmente
como conseqüência do descaso atual em relação à cultura e à história
como um todo. Uma pena! O prédio se localiza na Rua Menelick de Carvalho,
no Bairro Boa Vista, a algumas quadras ao Sul da terceira e atual
estação de trens de Uberaba" (Flávio de Faria Careta,
04/2008).
A segunda estação permaneceu ativa apenas por 14 anos,
e em 1962 foi outra vez mudada de lugar, transformando-se em depósito,
mas permanecendo junto à linha. Uma terceira estação
foi construída, que é a que funciona até hoje.
(Ver também UBERABA-SEGUNDA ESTAÇÃO
e UBERABA-NOVA)
|
1883
AO LADO: Havia alguma resistencia em Uberaba quando à Mogiana; a cidade tentava ainda atrair a Paulista a le. Não deu certo, como sabemos (A Provincia de S. Paulo, 6/10/1889). |
|
1889
AO LADO: Desastre a 20 km de Uberada - CLIQUE SOBRE A NOTICIA PARA VE-LA INTEGRALMENTE (A Provincia de S. Paulo, 6/10/1889). |
|
1891
AO LADO: Acusado de desfalque na estação de Uberada é absolvido (A Provincia de S. Paulo, 3/3/1891). |
|
1892
AO LADO: O escritorio técnico e a controladoria são transferidos provisoriamente para Uberaba, graças à nova epidemia de febre amarela que grassava em Campinas (A Provincia de S. Paulo, 3/3/1892). |
|
1894
AO LADO: Trens estão chegando atrasados em Uberaba (A Provincia de S. Paulo, 10/6/1894). |
ACIMA: Discussão
para a mudança de estação em 1914. No entento,
somente 34 anos mais tarde a mudança se efetivou (Lavoura e
Comercio (Uberaba), 14/1/1914).
ACIMA: A estação mais antiga de
Uberaba, hoje demolida (Cartão postal - sem data)
.ACIMA: As tropas,
no pátio da antiga estação férrea de Uberaba, no bairro Boa Vista,
no final da rua Artur Machado. Formação do 4º e 5º Batalhões e de
um grupo de patriotas do "Batalhão Patriótico Alaor Prata", em comemoração
à vitória da revolução da década de 1930. De que revolução
se está falando aqui? Da de 1930 ou de 1932? (Autor desconhecido).
ACIMA: Vista aérea de Uberaba em 16/6/1937.
ACIMA: Locomotiva a vapor na estação de Uberaba, provavelmente nos anos 1940 (autor desconhecido)
(Fontes: Dimas Ornellas; João
Velasco; Gutierrez Coelho; Flávio de Faria Careta; Arquivo do EstadodeS. Paulo. pauloLavoura e Comercio,
Uberaba, 1914). |
|
|
|
A estação em 1910. Acervo Dimas Ornellas de Faria Careta |
A estação em 1937. Autor desconecido |
A estação original de Uberaba, nos anos 1920.
Foto cedida por João Velasco e Gutierrez Coelho |
O depósito original anexo à estação,
ainda de pé e já descaracterizado em 2008. Foto
Flávio |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
19.04.2023
|
|