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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (anos 1930?-1971) |
LEA
Município de Uberaba, MG |
Linha do Catalão - km 614,822
(1938)
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MG-2533 |
Altitude: 730 m |
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Inauguração: anos
1930? |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lea já existia em 1936 - o jornal Correio Paulistano
cita na sua edição de 18 de fevereiro desse ano que
o Sr. Antonio Cavalheiro, que nela já era escriturário,
foi nomeado chefe da estação - mas não identifiquei
a data de sua inauguração.
O Guia Geral de 1960 acusa
esta data como sendo em 1948, mas o fato é que, na relação oficial da Mogiana de 1938, a estação já era citada.
Em 21/08/1968, a estação foi fechada e transformada em parada.
Não havia mais nenhuma referência a ela em 1986.
Da estação saía um ramal que atendia o Distrito Industrial II de Uberaba, no bairro do Caçu. Ainda existiam alguns resquícios deste ramal em 2013.
ACIMA: Restos da saída do desvio industrial em Lea em 2013 (Foto Glaucio H. Chaves em 13/2/2013).
ACIMA: Trilhos em Lea em 2013 (Foto Glaucio H. Chaves em 13/2/2013).
ACIMA: Caixa d'água da estação
de Lea, única construção que sobrou nesse pátio
em 2013 (Foto Leonardo Figueiredo, maio de 2013).
(Fontes: Leonardo Figueiredo; Edson F. Santos; Correio
Paulistano, 1936; Daniel Gentili; Cia. Mogiana: Relação
oficial de estações, 1938; Cia. Mogiana: Relatórios
anuais, 1895-1969; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; IBGE, 1957) |
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Notar os vestígios do ramal que ligava a estação
ao distrito industrial. Foto Edson F. Santos |
A estação de Lea ficava por aqui. Foto Edson F.
Santos |
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Atualização:
10.03.2019
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