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Avaré
Ouro Branco
Barra Grande
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. Sorocabana
(1922-1953) |
OURO
BRANCO
Município de Avaré, SP |
Linha-tronco original - 395,728 km (1924);
km 382,648 (1934) (*) |
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SP-0745 |
Altitude: 760 m |
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Inauguração: 1924 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Aberta em 1924,
como posto km 395 (considerando-se a quilometragem anterior
a 1927, antes da retificação entre Santo Antonio (Iperó) e
São Paulo), seu nome foi mudado para Ouro Branco pouco
tempo depois. Há fontes que dão sua inauguração como tendo sido em
23/08/1922.
Em 1926, foi construído o prédio definitivo para a estação.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A (*).
Foi fechada em 1953, com a retificação do trecho na região de Avaré.
Em seu lugar, foi construída outra com o mesmo nome, na linha nova.
Hoje não existe mais absolutamente nenhum resquício
da velha estação.
(Veja também OURO BRANCO-NOVA)
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adriano Martins)
ACIMA: A posição da estação
de Ouro Branco em 1945 (à centro-esquerda no mapa). Note sua
posição com a situação hoje, na foto do
satélite (link abaixo). Poder-se-á notar que o trecho
de linha arrancado entre Avaré e Ouro Branco ainda se conserva
exatamente no leito de uma estrada vicinal (Mapa do IGGESP, Acervo
Ralph Mennucci Giesbrecht). ABAIXO: Em 2010, a posição
da estação de Ouro Branco-velha está assinalada
nesta fotografia aérea do Google. A estrada tortuosa ladeada
por árvores é o leito da antiga Sorocabana. O leito
atual com a linha está no canto esquerdo inferior, acompanhando
a rodoviaSP-245 (Google Maps, entrada em setembro de 2010 - diagrama
Adriano Martins).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano
Martins; E. F. Sorocabana: relatórios anuais,
1890-1969; IGGESP; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Local da antiga estação. Nada resta hoje. Foto
Adriano Martins em 6/9/2010 |
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Atualização:
06.11.2016
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