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VXY Mogiana em MG
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Avaré
Ouro Branco
Barra Grande
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. Sorocabana (1922-1953)
OURO BRANCO
Município de Avaré, SP
Linha-tronco original - 395,728 km (1924); km 382,648 (1934) (*)   SP-0745
Altitude: 760 m   Inauguração: 1924
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
(*) As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações feitas entre São Paulo e Iperó neste ano
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga.
 
A ESTAÇÃO: Aberta em 1924, como posto km 395 (considerando-se a quilometragem anterior a 1927, antes da retificação entre Santo Antonio (Iperó) e São Paulo), seu nome foi mudado para Ouro Branco pouco tempo depois. Há fontes que dão sua inauguração como tendo sido em 23/08/1922.

Em 1926, foi construído o prédio definitivo para a estação.

Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria A (*).

Foi fechada em 1953, com a retificação do trecho na região de Avaré. Em seu lugar, foi construída outra com o mesmo nome, na linha nova.

Hoje não existe mais absolutamente nenhum resquício da velha estação.

(Veja também OURO BRANCO-NOVA)

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adriano Martins)

ACIMA: A posição da estação de Ouro Branco em 1945 (à centro-esquerda no mapa). Note sua posição com a situação hoje, na foto do satélite (link abaixo). Poder-se-á notar que o trecho de linha arrancado entre Avaré e Ouro Branco ainda se conserva exatamente no leito de uma estrada vicinal (Mapa do IGGESP, Acervo Ralph Mennucci Giesbrecht). ABAIXO: Em 2010, a posição da estação de Ouro Branco-velha está assinalada nesta fotografia aérea do Google. A estrada tortuosa ladeada por árvores é o leito da antiga Sorocabana. O leito atual com a linha está no canto esquerdo inferior, acompanhando a rodoviaSP-245 (Google Maps, entrada em setembro de 2010 - diagrama Adriano Martins).

* Segundo o Relatório Anual de 1934 da EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os diversos postos que funccionavam como si fossem estações de 4a classe, isto é, onde, além do serviço de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas, bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados pela propria distancia".

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano Martins; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1890-1969; IGGESP; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Local da antiga estação. Nada resta hoje. Foto Adriano Martins em 6/9/2010
   
     
     
Atualização: 06.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.