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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1896-1905)
Estrada de Ferro Sorocabana (1905-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BARRA
GRANDE
Município de Avaré, SP |
Linha-tronco - km 402,490 (1924) km 390,113
(1934); km 352,886 (1960) (*) |
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SP-0978 |
Altitude: 762 m |
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Inauguração: 01.11.1896 |
Uso atual: abandonada (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1921 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1905, o Governo vendeu a ferrovia para um grupo anglo-americano
de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas
incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo voltou a ser o dono, por
causa da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971,
quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA.
O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador
Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens
de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou
a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra Grande foi inaugurada em 1896.
"A estação
de Barra Grande é um verdadeiro constraste de sua denominação,
porque não tem água corrente, e é servida por
água de poço; devia denominar-se Dr. Domingos Jaguaribe,
conforma a cláusula de escritura de doação do
respectivo terreno à Companhia, imposta pelo proprietário
José Marcolino Nogueira, em homenagem ao ilustrado e operoso
dr. Domingos José Nogueira Jaguaribe, antigo deputado à
Assembléia Provincial por este distrito, o qual esforçou-se
para que a linha férrea passasse por esta cidade e não
a 36 quilômetros de distância, pelo vale da margem direita
do rio Pardo, segundo a diretriz estabelecida na lei de privilégio
sob nro, 25, de 19 de março de 1887, constatada no opúsculo,
também do autor desta memória, editado em 1890, sobre
o título 'Artigos publicados sobre a melhor diretriz da estrada
de ferro Sorocabana de Botucatu a Tibagy'. Essa diretriz de exploração,
o ilustrado engenheiro dr. Guilherme Greenhalgh e verificada de visu
pela distinta Diretoria, com proveito real para a Companhia" (Memória Histórica do Municipio de Avaré, escrito por Manoel
Marcelino de Souza Franco em 1909 e publicado na Revista do
Inst. Hist. e Geografico de S.Paulo em 1913).
Em 1921, um novo
prédio foi construído para a estação, ao mesmo tempo em que se demoliu
o anterior (Relatórios da Sorocabana, 1921). No dístico
do prédio, a prova.
A estação ainda existia, mas fechada, em
1986.
Nos anos 2000,
a menos de um quilômetro da estação, na entrada da vila, construiu-se
um presídio.
Em 2019, a estação se encontrava desocupada e em péssimas condições, o telhado estava caindo e as barras que sustentavam a plataforma foram praticamente dissolvidas pela ferrugem (cf. Rafael Javaro, 20/4/2019).
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adriano Martins)
1920
AO LADO: Autorização para a construção da novas estação (O Estado de S. Paulo, 15/6/1920) |
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ACIMA:
Bairro de Barra Grande em 1939. (Foto EMFA).
ACIMA: Abandono da estação em 20/4/2019 (Foto Rafael Javaro).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rafael Javaro; Valdemar Bicudo; J.
R. Fonseca; Adriano Martins; EMFA; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1875-1969; Revista do Inst. Hist. e Geografico de S.Paulo,
1913) |
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A estação (22/10/2000), lado da plataforma. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A fachada da estação (22/10/2000). Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Outro aspecto da plataforma (22/10/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Barra Grande e o trem cargueiro chegando,
em 6/12/2006. Autor desconhecido |
No dístico, em 6/12/2006, o ano da abertura do prédio:
1921. Autor desconhecido |
A estação em 2008. Foto J. R. Fonseca |
A estação em 20/4/2019. Foto Rafael Javaro |
A estação em 20/4/2019. Foto Rafael Javaro |
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Atualização:
22.01.2024
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