|
|
...
Perus-EFSJ
Perus-EFPP
Corredor
...
EFPP-Nilson Rodrigues
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
...
|
|
|
|
|
E. F. Perus-Pirapora
(1914 -1983) |
PERUS-EFPP
Município de São Paulo, SP |
E. F. Perus-Pirapora - km 0 |
|
SP-0204 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1914 |
Uso atual: vazio (2011) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1972 |
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Perus-Pirapora
iniciou as operações em 1914 para transportar cal do
bairro do Gato Preto para a estação de Perus, na São
Paulo Railway, com bitola de 60 cm. Ela deveria também transportar
os romeiros para Pirapora do Bom Jesus, mas os trilhos nunca chegaram
até lá. O trecho inicial sofreu várias modificações,
com a construção de dois ramais, um curto, para Entroncamento
e outro, mais longo, para Cajamar, este para o transporte de calcáreo.
Sempre usando trens mistos, o transporte de passageiros funcionou
de 1914 a 1972, quando foi desativado. Em 1951, a ferrovia foi comprada
pela família Abdalla, que a operou até 1974, quando
a União ficou com a estrada. Em 1981, os Abdalla recuperaram
a ferrovia e a fecharam definitivamente em janeiro de 1983. A ferrovia
foi tombada pelo Condephaat em 1984 e está abandonada, junto
com todo o seu material rodante, até hoje, novembro de 2002. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Perus, da EFPP, foi aberta em 1914 e era a própria
estação da então São Paulo Railway. A
fábrica de cimento somente iniciou suas operações
em 1925, e hoje não funciona mais.
"Pelo que consta
nos anais, a primitiva estação de Perus era realmente na estação SPR.
Eu cheguei a ver trens de passageiros estacionados ali, quando menino,
mas não cheguei a ver pessoas embarcando. Não saberia dizer como era
o embarque, pois dizem que as pessoas desembarcavam do trem da SPR,
compravam o bilhete na própria estação e passavam por uma cancela
especial, que ligava as duas plataformas. Não tenho, conforme disse,
nenhum documento de comprovação disso. A estação da minha época de
menino era a 300 metros da estação da Santos-Jundiaí, numa
plataforma cujos vestígios ainda podem ser vistos, onde havia o chamado
'Bar do Durval', onde se vendiam doces, salgadinhos, refrigerantes
e outras coisinhas. Os bilhetes eram vendidos na 'casa azul', que
existe ainda, localizada entre a ferrovia e o córrego Perus. Infelizmente
ela está em ruinas. A última versão da estação foi uma plataforma
coberta que passou a ser usada depois que o serviço de passageiros
foi extinto, em 1972. Ali só embarcavam funcionários da Perus, no
chamado 'carro-cauda'."
Mas, na verdade, o pequeno prédio
da EFPP ainda existia em 2011, no cantinho norte da estação de
Perus da CPTM, até que bem cuidado, mas apenas um quarto
vazio. Ainda conservava sua janela de época e armários
vazios dentro dele. Estava sempre fechado, não tem função.
Ao seu lado, partem os trilhos cobertos de mato da Perus-Pirapora,
isolados da plataforma da CPTM por uma cerca de arame, de um lado,
e pelo morro, do outro. Eles partiam acompanhando o morro, davam
a volta nele e chegavam no pátio da antiga fábrica de
cimento.
VEJA TAMBÉM: PERUS-EFSJ/CPTM
ACIMA: A estação de Perus com os trilhos da EFSJ, bitola larga, à esquerda, e da EFPP, à direita, bitola estreita (60 cm) (Autor desconhecido, anos 1960). |
|
|
|
Croquis do pátio da fábrica de Perus, mostrando
a posição da estação, à esquerda,
embaixo. Desenho de Nilson Rodrigues |
Composição da Santos-Jundiaí, nos anos
50, tendo atrás um trem da EFPP esperando para parar
no bar do Durval. Foto cedida por Nilson Rodrigues |
A última versão da estação de passageiros,
à esquerda na foto, em 1972. Foto Nilson Rodrigues |
À direita, local onde ficava o "bar do Durval",
na Casa Azul, de onde saía o trem da EFPP até
1972. Os restos, inclusive da plataforma de embarque, ainda
podem ser vistos. Foto Nilson Rodrigues |
A estação de Perus, na ponta da plataforma da
estação hoje da CPTM. é o prediozinho ao
fundo. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 20/04/2004 |
A estação de Perus, na ponta da plataforma da
estação hoje da CPTM. é o prediozinho à
direita. Ao fundo, o prédio da estação
da antiga SPR e hoje da CPTM. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 20/04/2004 |
|
|
|
|
Atualização:
13.03.2021
|
|