|
|
FEPASA (1981-1994)
CPTM (1994-) |
PINHEIROS-NOVA
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km 6,360 (1981) |
|
SP-2692 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 04.04.1981 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar a distância
entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da estação de Imperatriz
Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista de Souza, na
Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer para o porto.
Transportando passageiros e cargas desde a abertura da linha em 1957,
o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio da Capital.
Por volta de 1980 foi feita a duplicação da linha e
a colocação da bitola mista, o que levou à demolição,
por causa do óbvio alargamento do leito para comportar duas
linhas, de todas as estações originais que estavam no
trecho entre Universidade e Jurubatuba, com a exceção
desta última. Uma nova linha com novas estações foi entregue,
agora com trens partindo de Osasco e não mais de Julio Prestes,
mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas as estações previstas
para todo o trecho que hoje é atendido pelos TUES metropolitanos
da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte de passageiros se
resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco, e Varginha,
na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte foi
suprimido para além de Jurubatuba, mas em 2008 a linha foi
reformada e agora chega até a estação terminal
de Grajaú-nova. A linha hoje está totalmente desativada
para cargueiros. |
|
A ESTAÇÃO: Terminada de
construir pela Fepasa em 1979, a estação foi inaugurada
oficialmente somente em 1981.
Embora em 19/10/79 a estação de Pinheiros-nova
estivesse em fase de conclusão para tráfego precário
dos subúrbios na época durante a reforma da linha (Revista
Ferrovia, no. 69, 1979), ela foi aberta oficialmente somente em
1981, a cerca de trezentos metros antes da estação original
do mesmo nome, na época já demolida, para atender os
subúrbios modernizados pela então Fepasa.
Em abril de 1980, uma reportagam sobre os trens de subúrbio
em São Paulo publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo
dizia claramente que o tráfego de trens de subúrbio
no ramal estava suspenso e previsto para ser retomado somente em março
de 1981. A estação estava, então, mantida fechada
com tábuas que impediam a entrada. Aos poucos o tráfego
foi sendo retomado, e, de 1986, os trens existentes na época
(os chamados franceses), ligavam a estação diretamente
à recém-inaugurada estação do Largo
Treze, atual Santo Amaro.
As estações intermediárias somente vieram a partir de
1998.
A estação de Pinheiros-nova serve hoje à
CPTM.
Em fins de 2011, foi aberta a estação da linha 4 do
metrô, adjunta à da CPTM. Na prática, exteriormente
a área da estação - que fica no canteiro central
da avenida Marginal do Pinheiros, ou avenida das Nações
Unidas - foi aumentada, tanto aí quanto nas passarelas, onde
agora há duas (mas somente a mais nova é utilizada), e na área da entrada (à direita
da avenida) onde também agora existem duas.
(Ver também PINHEIROS)
ACIMA: Passarela da estação de Pinheiros em construção em 1978. Pasmem - em 2021, quase vinte e cinco anos anos mais tarde, esta passarela já estava abandonada hávia anos; a que é usada hoje foi a construída em 2011 para atender à estação, que hoje faz entroncamento com a linha 4 do metrô paulistano. Não se compreende porque a passarela velha não está sendo utilizada, dada a multidão que passa o dia todo pela passarela nova (Diario Popular, edição em 1978).
ACIMA: Desastre entre trem de subúrbio
da FEPASA e cargueiro - a linha ainda tinha cargueiros - em 1984 na
estação de Pinheiros. CLIQUIE SOBRE A IMAGEM PARA
VER A SEGUNDA PARTE DA REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 9/12/1984).
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos
R. Almeida; Ricardo Koracsony; William Gimenez; O Estado de S. Paulo,
1984; Revista Ferrovia, 1979; O Estado de S. Paulo, 1980; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Pinheiros, anos 1990. Foto cedida
por William Gimenez |
Plataforma da estação, em 08/2002. Foto Ricardo
Koracsony |
Plataforma da estação, em 08/2002. Foto Ricardo
Koracsony |
Foto Carlos R. Almeida |
Ao lado esquerdo: a estação em 18/3/2012. Aqui,
em foto tomada da plataforma, é mostrada a passarela
do metrô e ao fundo o prédio da bilheteria, também
do metrô. |
|
|
|
|
|
Atualização:
30.12.2021
|
|