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Tapijara
Pirambóia-velha
Eng. Calixto-velha
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Tronco EFS - 1935
IBGE-1908
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. Sorocabana
(1888-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1952) |
PIRAMBÓIA
Município de Anhembi, SP |
Linha-tronco original - km 246,348
(1924); km 234,962 (1931) |
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SP-0540 |
Altitude: 472 m |
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Inauguração: 01.03.1888 |
Uso atual: abandonada (2016) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c. 1900 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Pirambóia foi inaugurada em 1888, como ponta de
linha para o tronco O nome Alambary, sede do município à que a estação pertencia, também, era usado em algumas oportunidades (ver caixas abaixo).
Em 1900, o prédio da estação já era outro (ver caixa de 1900 mais abaixo), provavelmente o que ainda existe hoje.
Nos anos 1930, o distrito de Pirambóia foi município por curto
período de tempo, perdendo novamente a autonomia e ficando subordinado
ora a Bofete, ora a Anhembi, com quem está até
hoje. A carta, de 1935, retrata a situação da vila nessa época: "(...)
a situação aqui é bem extravagante. Município por decreto do
ano passado, Pirambóia não tem prefeito, que continua a ser o de Anhemby
(...) Ninguém soube informar qual a solução a ser dada, dizendo que
o município volta para Anhemby (...) ficando sem saber a quem apelar.
Esta cidade está em completo abandono devido ás rivalidades existentes
entre políticos de cá e de lá, ruas estragadas pelas últimas chuvas,
algumas jazem intransitáveis sendo o estado sanitario da localidade
o mais precario possivel, não havendo coleta de lixo nem controle
sobre deposito do mesmo, que é atirado á rua. A maleita, o amarelão,
tracoma, dor d'olhos, andam pelas residencias ruraes, o coqueluche
na zona rural e urbana, tendo eu feito o que me é possivel fazer (...)
e procurando prestar alguma assistencia pela Caixa Escolar do estabelecimento
ou por donativos angariados (...)" (Manoel de Mattos, Diretor
em Comissão do Grupo Escolar de Pirambóia, 23/07/1935). (VEJA A CARTA NO CAIXA ABAIXO, DE 1935).
Em 1952, com a entrega do percurso retificado e encurtado entre Conchas
e Botucatu, os trilhos foram retirados da vila, passando a
correr bem mais ao sul, com uma nova estação sendo construída com
o mesmo nome.
O prédio continuava de pé em 1998, servindo como escola. Havia sido
tombado pela Prefeitura de Anhembi em 1987. A impressão que se tem,
pelo seu estilo, é que se trata de um prédio dos mais antigos que
sobreviveram, da antiga arquitetura da Sorocabana. Na sua fachada
havia um placa de bronze, de 1997, citando o prédio como muito importante
para o progresso da vila, por ter sido a estação. Em 2016 o prédio
estava abandonado.
(Ver também PIRAMBÓIA-NOVA)
CLIQUE
AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
1887
AO LADO: A linha e a estação nem estavam funcionando ainda e já eram fontes de problemas
(A Provincia de S. Paulo, 2/10/1887). |
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ACIMA: Anuncio da abertura da velha estação em 1888 (A Provincia
de S. Paulo, 2/3/1888).
1888
AO LADO: Joaquim Floriano Wanderley, que poucos anos depois lotearia sua fazenda no bairro do Paacaembu para criar o bairro de Perdizes na capital paulista, chegava a Piramboia poucos dias depois da inauguração da estação do bairro de Anhembi e se encanta
(A Provincia de S. Paulo, 12/3/1888). |
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1888
AO LADO: Acidente a
três km de Piramboia (A Provincia de S. Paulo, 24/12/1888). |
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1894
AO LADO: Acidente entre Cerquilho e Piramboia
(O Estado de S. Paulo, 29/5/1894). |
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1897
AO LADO: Atentado com faca e garrucha na estação de Alambary
(O Estado de S. Paulo, 23/6/1897). |
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1900
AO LADO: Interrupção de trens em Piramboia
(O Estado de S. Paulo, 16/03/1900). |
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1900
AO LADO: Ina
(O Estado de S. Paulo, 18/07/1900). |
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1900
AO LADO: Pede-se a volta do bar da estação
(O Estado de S. Paulo, 13/10/1900). |
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1903
AO LADO: Extravio de mercadorias de Piramboia
(O Estado de S. Paulo, 30/4/1903). |
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1917
AO LADO: Desorganização na estação de Piramboia
(O Estado de S. Paulo, 30/4/1917). |
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1925
AO LADO: Desastre com morte próximo à
estação (O Estado de S. Paulo, 2/5/1925).
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1925
AO LADO: Problemas do embarque das cargas na estação
(O Estado de S. Paulo, 27/10/1925).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Instalação do burrinho (encanamento)
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ACIMA: Carta de Manoel de Mattos a Sud Mennucci em 1935, sobre a complicada (e nunca conquistada) autonomia do distrito a municipio (Acervo Sud Mennucci e Ralph M. Giesbrecht).
1951-1952
ACIMA: (esquerda) a linha velha ainda tem algum trânsito
ferroviário mesmo depois da abertura da linha nova (O Estado
de S. Paulo, 15/11/1951). (direita) Já abandonado, a
prefeitura de Botucatu diz que vai fazer uma rodovia no lugar dos
trilhos. Nunca fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).
1953
ACIMA: mapa mostrando a linha nova e a velha da Sorocabana na
região de Botucatu e de Avaré. Por ele dá para
se ter uma idéia de como Pirambóia e outras saíram
da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada, pois não
mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo
Ralph M. Giesbrecht).
1960
ACIMA: A distância entre a estação nova e
velha pode ser vista na parte sul do mapa do município de Anhembi.
A linha velha passava por três pontos indicados no mapa mas
já sem trilhos: Remédios, Eng. Calixto e Pirambóia,
ao norte da linha atual. Notar que a linha atual tem um pequeno trecho
no município de Bofete (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume XI, 29/5/1960, p.
85).
2009
ACIMA: Antiga casa do chefe da estação de Pirambóia-velha,
estação fechada em 1953... a casa também. De
quem será hoje esta belíssima casa? (Foto Julio Cesar
Paiva, janeiro de 2009).
2009
ACIMA: (esquerda) Armazem do antigo pátio ferroviário,
também tombado e conservado. (Direita) antigo depósito,
não se sabe se pertencente à ferrovia ou se particular
(Fotos Leandro Gouveia, 10/4/2009).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Ricardo Bagnato; Adriano Martins; Antonio Carlos Cardoso; Leandro
Gouveia; Julio Cesar de Paiva; Manoel de Mattos; A Provincia de S.
Paulo, 1888; O Estado de S. Paulo, 1925, 1951 e 1952; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1890-1955; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, abandonada, em 19/04/1986. Foto de
Antonio Carlos Cardoso |
A estação, abandonada, em 19/04/1986. Foto de
Antonio Carlos Cardoso |
A estação, abandonada, em 19/04/1986. Foto de
Antonio Carlos Cardoso |
A estação, abandonada, em 19/04/1986. Foto de
Antonio Carlos Cardoso |
A estação, reformada, em 18/07/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação, reformada, em 18/07/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 10/4/2009. Foto Leandro Gouveia |
A estação em mau estado e abandonada em 29/1/2016.
Foto Julio Cesar de Paiva |
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Atualização:
09.07.2023
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