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Pirambóia
Engenheiro Calixto
Remédios
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Tronco EFS - 1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Sorocabana
(1931-1952) |
ENGENHEIRO CALIXTO
Município de Anhembi, SP |
Linha-tronco - km 241,830 (1931) (*) |
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SP-0243 |
Altitude: 573,500 m |
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Inauguração: 1931 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1931 (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Calixto foi inaugurada em 1931, como "posto
km 242".
O nome definitivo, homenagem ao engenheiro Calixto de Paula Souza,
foi-lhe dado pouco tempo depois.
Em 22/04/1952, foi desativada, dando lugar a uma nova Engenheiro
Calixto, exatamente por causa da abertura da variante Juquiratiba-Botucatu.
"Saí de Pirambóia-velha e segui o antigo leito
onde hoje é uma estrada com muitas pedras. Seguindo fielmente
a kilometragem do carro com a km do site, cheguei bem em frente a
entrada de uma fazenda. Não havia ninguém no local,
somente um vira-lata me atendeu latindo. Bem neste local o traçado
faz uma curva em S e começa uma subida danada até chegar
no topo, em Remédios" (Adriano Martins, 02/2005).
(Veja também ENGENHEIRO CALIXTO-NOVA)
CLIQUE
AQUI PARA VER AS LINHAS VELHA E NOVA DA SOROCABANA NESTA REGIÃO
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha da
Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por ele
dá para se ter uma idéia de como Engenheiro Calixto
e outras saíram da linha e ficaram isoladas. A linha nova (estilizada,
pois não mostra todas suas curvas) é a que está
com barras (Acervo Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: (esquerda) a linha velha ainda tem algum trânsito
ferroviário mesmo depois da abertura da linha nova (O Estado
de S. Paulo, 15/11/1951). (direita) Já abandonado, a prefeitura
de Botucatu diz que vai fazer uma rodovia no lugar dos trilhos. Nunca
fez (O Estado de S. Paulo, 23/10/1952).
(Fontes: Adriano Martins; O Estado de S. Paulo, 1951-52;
E. F. Sorocabana: Relatórios anuais, 1890-1955; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
07.03.2021
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