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Paranaguá
Porto Dom Pedro II
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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E. F. Paraná
(1883-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PARANAGUÁ
Município de Paranaguá, PR |
linha Curitiba-Paranaguá -
km 0 (1936) |
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PR-0367 |
Altitude: 6 m |
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Inauguração: 17.11.1883 |
Uso atual: abandonada e depredada (2016) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1922 |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Paranaguá, a mais antiga do Estado,
foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá a Morretes
em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante seus 120
anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba
e na mudança de um ou outro túnel na serra. É
considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional,
projetada por André Rebouças e construída por
Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra devido
à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça
Nova. É também uma das poucas linhas que continua a
ter trens de passageiros, embora de forma turística apenas,
desde os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada,
a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R.
V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em
uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado
pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paranaguá foi inaugurada em 1883 juntamente com o
curto trecho Morretes-Paranaguá, estendido
até Curitiba dois anos depois. Paranaguá
havia vencido a disputa com a cidade de Antonina, também
um porto, e que reivindicava a linha até lá.
"A estação de 1883 não foi desmantelada,
mas incorporada às novas dependências. A estação
atual foi entregue sem inauguração em 7/5/1922. Naquele
dia se transferiram, através de Pedro Machado, agente da estação,
os móveis da velha para a nova estação. A construção
foi iniciada em 1921 - a licitação foi aberta em 25/4/1921.
Venceu a proposta a empresa Grohs. A firma Mueller & Irmãos,
de Curitiba, forneceu ferragens diversas e os sustentáculos
de ferro da plataforma. Esta foi construída e alongada de modo
a unir-se com o armazém de cargas" (Boletim do
Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico
Paranaense, Curitiba, 1972 - pp. 367-369).
Mais modesta no início, a estação foi ampliada
em 1922 e ganhou as feições atuais.
A estação de Paranaguá recebia trens de
passageiros que vinham de Curitiba para apreciar as maravilhosas
paisagens da descida da Serra do Mar pelo trem que foi um dos poucos
do Brasil que ainda atendem passageiros. Só que isto
foi até meados da primeira década dos anos 2000, quando
o trem passou a seguir somente até Morretes, devido
ao desinteresse da cidade de Paranaguá em ter o tre
turístico. Em 2004 estava em reforma. Em 2006 estava já
restaurada, mas em 2015, abandonada novamente e com ordem judicial
para que a Prefeitura a restaurasse.
Pergunta: por que se permite que se desperdice tanto dinheiro público
assim no Brasil? Por que os responsáveis por reconstruir um
prédio histórico sem ter um projeto claro de o que fazer
com ele e também os responsáveis pelo abandono e destruição
de algo recém-restaurado não pagam criminalmente por
isso?
ACIMA: Foto da primeira estação de Paranaguá, sem data (autor desconhecido).
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1913
AO LADO: Modificações
nos pátios das estações da linha (O Estado
de S. Paulo, 8/6/1913).
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ACIMA: (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM DETALHES)
Linha férrea no município de Paranaguá em 1923
(Relatório do Governo do Paraná para 1923).
ACIMA: Estação e pátio
de Paranaguá, em foto possivelmente dos anos 1980 (Autor
desconhecido, possivelmente de cartão postal).
ACIMA: Trem de passageiros "Gralha Azul"
manobrando nas ruas da cidade (Créditos na foto - 12/3/1989).
ACIMA: Estação de Paranaguá - sem data (Autor desconhecido.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Alan William; José de Vasconcelos; Ricardo Koracsony;
Helder Ribas; Antonio A. Gorni; O Estado de S. Paulo, 1913; Boletim
do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico
Paranaense, Curitiba, 1972; Relatório do Governo
do Paraná para 1923; RVPSC: relatórios anuais,
1920-60; IBGE, 1957) |
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A estação original de Paranaguá, em 1907.
Autor desconhecido |
A estação, sem data. Cartão postal |
A estação, sem data. Cartão postal |
A estação, sem data. Foto cedida por Helder Ribas |
A estação original, sem data. Cartão postal |
A estação nos anos 1970. IBGE |
A estação em 1997. Autor desconhecido |
Na plataforma da estação de Paranaguá,
uma Metropolitan jaz enferrujando, em 10/2001. Foto Ricardo
Koracsony |
Estação de Paranaguá, 10/2001. Foto Ricardo
Koracsony |
A estação, em 02/05/2004. Foto Antonio A. Gorni |
A estação em 5/2014. Foto Alan William |
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Atualização:
26.04.2021
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