HISTÓRICO DA LINHA: A linha Curitiba-Paranaguá é
uma das mais famosas no Brasil e mesmo no mundo, pois, como a São
Paulo Railway em São Paulo, foi uma obra sobre a Serra do Mar
que teve de vencer os óbvios obstáculos da serra, que
pareciam intransponíveis nos anos 1880. Aberta pela então
E. F. do Paraná, e sendo de simples aderência, ao contrário
da linha da SPR, a obra por isto acabou sendo mais difícil.
O primeiro trecho foi inaugurado em 1883, na baixada, e no início
de 1885 alcançava Curitiba, tendo sido esta a primeira ferrovia
do Estado do Paraná, prolongada apenas em 1891 a partir de
Curitiba. Em 1892, um ramal partindo de Morretes levou o trem até
outro porto, o de Antonina. A linha ainda é hoje praticamente
a original, tendo deixado de partir da estação velha
de Curitiba, em 1972, para partir da nova, a cerca de apenas um quilômetro
da antiga. Até hoje correm trens de passageiros por ela. A
linha, incorporada depois pela RVPSC, passou ao controle federal da
RFFSA em 1957 e em 1997 foi incorporada na privatização
pela FSA - Ferrovia Sul-Atlântica, que em 1998 tornou-se a ALL
- América Latina Logística.
|