Estado do Paraná
RVPSC - Curitiba-Paranaguá

HISTÓRICO DA LINHA: A linha Curitiba-Paranaguá é uma das mais famosas no Brasil e mesmo no mundo, pois, como a São Paulo Railway em São Paulo, foi uma obra sobre a Serra do Mar que teve de vencer os óbvios obstáculos da serra, que pareciam intransponíveis nos anos 1880. Aberta pela então E. F. do Paraná, e sendo de simples aderência, ao contrário da linha da SPR, a obra por isto acabou sendo mais difícil. O primeiro trecho foi inaugurado em 1883, na baixada, e no início de 1885 alcançava Curitiba, tendo sido esta a primeira ferrovia do Estado do Paraná, prolongada apenas em 1891 a partir de Curitiba. Em 1892, um ramal partindo de Morretes levou o trem até outro porto, o de Antonina. A linha ainda é hoje praticamente a original, tendo deixado de partir da estação velha de Curitiba, em 1972, para partir da nova, a cerca de apenas um quilômetro da antiga. Até hoje correm trens de passageiros por ela. A linha, incorporada depois pela RVPSC, passou ao controle federal da RFFSA em 1957 e em 1997 foi incorporada na privatização pela FSA - Ferrovia Sul-Atlântica, que em 1998 tornou-se a ALL - América Latina Logística.
Trechos e estações    
Paranaguá    
Porto Dom Pedro II    
Quilômetro 5    
Alexandra    
Saquarema    
Morretes (saída do ramal de Antonina) RAMAL DE ANTONINA (saindo de Morretes)

Ponte do ramal

Outra das pontes do ramal. Fotos de Robson Batista em 08/2002
Antonina
Eng. Roberto Costa    
Porto de Cima    
Engenheiro Lange    
Marumbi    
Cadeado    
Véu da Noiva    
Banhado Aqui terminava o trecho eletrificado desde Curitiba (1953- c. 1970)  
Roça Nova    
Piraquara    
Leprosário    
Engenheiro Coral    
Pinhais    
Quilômetro 103    
Engenheiro Theodoro Stresser Entroncamento com a variante para o ramal de Rio Branco  
Curitiba (até 1972)  
Curitiba-nova (a partir de 1972)  
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.