...
(1914-1969):
Engenheiro Bley
Caiacanga
Porto Amazonas
...

IBGE - 1957
...
Mapa da linha
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D

...
 
 
E. F. Paraná (1914-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1969)
CAIACANGA
Município de Lapa, PR
linha Curitiba-Ponta Grossa - km 203,121 (1935)   PR-2441
Altitude: 838 m   Inauguração: 18.02.1914
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Caiacanga foi inaugurada em 1914, com a modificação de traçado entre Serrinha e Palmeira,

modificação esta que eliminou o antigo ramal de Porto Amazonas, a linha passou a cruzar duas vezes o rio Iguaçu: para o sul, onde logo após a travessia foi criada a estação de Nova Capivari - e para o norte de novo, para atingir a estação de Caiacanga e depois Porto Amazonas, agora incorporada à linha principal. Com a construção e entrega do Tronco Principal Sul (linha Uvaranas-Mafra-Lajes-Vacaria) a partir de 1969, a estação teria sido posta fora dos trilhos. Não sei da situação atual dela.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Folha da Manhã, 1959; RVPSC: relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960)































































AO LADO: Três desastres no mesmo dia, na linha Curitiba-Ponta Grossa em 31 de outubro de 1959. O último deles foi em Caiacanga (Folha da Manhã, 31/10/1959).
     
     
     
     
     
Atualização: 19.10.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.