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E. F. Paraná
(1914-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
BLEY
(antiga NOVO CAPIVARY)
Município de Lapa, PR |
linha Curitiba-Ponta Grossa - km 185,980
(1936) |
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PR-0236 |
Tronco Sul - km 170,371 (2000) |
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Inauguração: 18.02.1914 |
Uso atual: abandonada (2009) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1969? |
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HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho
aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na
metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem
direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que
seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
Em 1914, com a modificação de traçado entre Serrinha
e Palmeira, modificação esta que eliminou o antigo
ramal de Porto Amazonas, a linha passou a cruzar duas vezes
o rio Iguaçu: para o sul, onde logo após a travessia
foi criada a estação de Nova Capivari - e para
o norte de novo, para atingir a estação de Caiacanga
e depois Porto Amazonas, agora incorporada à linha principal.
Mais tarde, em 1934, foi inaugurada a variante de Capivari,
que retificou os primeiros dezoito quilômetros do ramal do
Rio Negro e fez com que esta linha não saísse mais
de Serrinha, mas sim de Engenheiro Bley, que seria agora
o novo nome da estação de Nova Capivari, como
já visto, ao sul do rio Iguaçu.
Serrinha, no entanto, ainda seguiria como bifurcação
até 1936; neste ano, Serrinha tornar-se-ia apenas passagem
e Engenheiro Bley, saída do ramal. E ainda: havia até
1936 uma estação de nome Bifurcação,
entre Serrinha e Engenheiro Bley e passa a ser, a partir
deste ano, apenas uma estação de passagem. A história
é confusa e cheia de incertezas, pois há divergências
de datas na própria literatura oficial da RVPSC.
A estação de 1934, de madeira, seguiu funcionando até
a substituição pela atual, no final dos anos 1960. Isto
provavelmente ocorreu quando foi construído o Tronco Principal
Sul (linha Uvaranas-Mafra-Lajes-Vacaria) nessa década,
que passou a utilizar a estação em seu traçado,
mantendo o entroncamento, agora com a variante que vinha de Curitiba.
Engenheiro Bley é um importante pátio de manobras
das composições da ALL. Ela fica, na verdade, num dos
lados do triângulo de linha na confluência das linhas
que vêm de Pinhais e de Uvaranas, na prática,
mesmo, pertence à linha Pinhais-Uvaranas. "Estive
neste fim de semana em Engo. Bley. Um local magnífico. A forma de
chegar até lá não é tão difícil, já estive em locais piores. Passando-se
por Lapa no sentido Curitiba, depois de uns 3 ou 4 km chega-se num
pedágio. A estrada (terra) é à esquerda, antes do mesmo. Como o local
(Bley) é bastante conhecido, é só ir perguntando... É um pátio bem
amplo, com a estação (depredada) do lado da plataforma do sentido
Lapa-Curitiba. São três plataformas: a plataforma sentido P.
Grossa-Tronco Sul, em curva; a plataforma sentido P. Grossa-Curitiba,
em curva; e a plataforma reta, sentido Lapa-Curitiba. Originalmente
devia ser muito bonita, pois como dá para ver na foto que já está
no site e pelos sinais, as três plataformas eram cobertas, com
a estrutura em trilhos soldados e curvados. O local é bastante deserto,
e depois do início de funcionamento do GPS ficou ainda mais...
apenas duas ou três casas do pessoal de conserva, me pareceu.
A saída do pátio sentido Ponta Grossa já sai numa ponte sobre o Iguaçu.
Deu para perceber logo de cara que esse trecho (Bley-P. Grossa) é
o gargalo de todo esse sistema, pois além das composições que estavam
paradas em Bley, também vi dois trens parados na Lapa, à espera de
liberação de linha. Esse trecho merecia linha dupla. Aparentemente,
o trecho menos usado é o Lapa-Curitiba, pelo menos pelo desgaste dos
trilhos" (Nilson Rodrigues, 9/10/2007).
O prédio da estação foi abandonado e depredado,
apesar de ser ponto de manobras. Passei por ali de trem especial da
ALL em novembro de 2009.
Segundo Vitor Hugo Langari, em 2023, a estação de Engenheiro Bley, podia ser acessada após cerca de 13 km de estrada de terra batida a partir de Balsa Nova. O local era mesmo bem isolado, sendo que apenas havia moradores nas poucas casas da antiga vila ferroviária. A antiga estação em si estava bem preservada, com portas, grades e cadeados guarnecendo as aberturas. Ele percorreu cerca de 1.500 metros no sentido sul, até o ponto em que seria a antiga confluência das linhas. Ali havia uma construção, mas fora demolida, de modo que não valia uma fotografia.
ACIMA: Como escrito na foto, inauguração
da nova estação de Engenheiro Bley em 1934, no primeiro
trecho construído da variante (Autor provável: Arthur
Wischral. Acervo Nilson Rodrigues).
ACIMA: Pátio de Engenheiro Bley em 1965. Ao
fundo, à esquerda, o armazem (Acervo Joeli Laba).
ACIMA:
A estação de Engenheiro Bley em 1997 (fotograma extraído
do video https://www.youtube.com/watch?v=mdkI3GLnMgE&app=desktop).
ACIMA: Duas
composições aguardam liberação de linha para seguirem para Ponta Grossa.
A da esquerda vem de Curitiba, e a da direita vem da Uvaranas-Rio
Negro. Ao fundo a estação depredada (Foto Nilson Rodrigues, outubro
de 2007).
ACIMA: Linhas atual e antiga
passando por Engenheiro Bley (Google Maps, 2012, desenho Nilson Rodrigues).
ACIMA: A estação, razoalvelmente cuidada externamente em 2/1/2023 (Foto Victor Hugo Langaro).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Nilson
Rodrigues; Arthur Wischral; Joeli Laba; ABPF-Paraná; https://www.youtube.com/watch?v=mdkI3GLnMgE&app=desktop;
RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos
Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Guias Levi, 1932-80; IBGE, 1957) |
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A estação antiga, de madeira, em foto provavelmente
de 1934. Acervo Nilson Rodrigues. Foto atribuida a Arthur Wischral
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Estação atual de Engenheiro Bley, sem data. Acervo
ABPF-Paraná |
Estação atual de Engenheiro Bley, sem data. Acervo
ABPF-Paraná |
Plataforma em foto idêntica à foto acima, mostrando o sentido
Ponta Grossa-Curitiba. A cobertura da plataforma já foi
para o saco. Foto Nilson Rodrigues em 10/2007. |
A estação depredada. Foto Nilson Rodrigues em
10/2007 |
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Atualização:
04.01.2023
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