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Nova Restinga
Palmeira
Lago
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Chegada da linha original (1891-1914): Restinga Seca
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Paraná (1893-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1969)
PALMEIRA
Município de Palmeira, PR
linha Curitiba-Ponta Grossa - km 240,618 (1935)   PR-2444
Altitude: 860 m   Inauguração: 13.05.1893
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2016)   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: 06/1937
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original.
 
ESTAÇÃO: A estação de Palmeira foi inaugurada em 1893, ou em 1894, ambas as datas são fontes da RVPSC. A correta é a mais antiga - o jornal de 1893 confirma isto (ver caixa abaixo, de 1893).

O relatório de 1936 da RVPSC se orgulhava de ter dado um novo prédio para a estação de Palmeira: "Velho e sujo pardieiro, construído em 13/5/1893, não mais correspondendo ao desenvolvimento local, nem oferecendo a menor segurança, a sua demolição era uma medida que se impunha. Em substituição, foi construído um belo edifício de alvenaria de pedra e tijolos (...) com 17 compartimentos e 317,6 m2 de área". Porém, a inauguração oficial deste prédio deu-se em meados de junho de 1937, quando um trem especial com novos carros-restaurantes belgas partiu de Curitiba especialmente para o evento na nova estação (Correio Paulistano, 20/6/1937).

Este prédio foi deixado fora da linha em 1969, com a entrega do Tronco Principal Sul, que passa a leste da cidade.

Em 2008 a estação servia como posto policial e estava à beira da estrada Ponta Grossa-Palmeira, que, nesse ponto, ocupou o lugar dos trilhos, removidos por volta de 1988, segundo informações. Um carro de passageiros foi colocado ao lado da estação, mas, sem proteção, estava todo enferrujado e depredado. Uma pena.
Em 2016, a estação estava totalmente recuperada e em ótimo estado. Seu uso, no entanto, não o sei.

1893
AO LADO: Inaugura-se a estação de Palmeira em 13 de maio (O Estado de S. Paulo, 17/5/1893).


ACIMA: Estação original de Palmeira, possivelmente anos 1920 (Foto atribuida a Arthur Wischral, acervo Flávio Cavalcanti).

ACIMA: Planta da nova estação de Palmeira feita em 1934 (Correio do Paraná, 10/4/1934).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Daniel Gentili; Arthur Wischral; Fernando Picarelli; Nilson Rodrigues; Wanderley Duck; Flávio Cavalcanti; Correio do Paraná, 1934; Correio Paulistano, 1937; RVPSC: relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960)

   

A estação original de Palmeira, no início do século 20. Acervo Wanderley Duck

A estação atual de Palmeiras em construção, c. 1936. Acervo Wanderley Duck

A estação atual de Palmeiras em construção, c. 1936. Acervo Wanderley Duck

Estação de Palmeira, recém entregue, em 1937. Foto dos relatórios da RVPSC

Estação de Palmeira, possivelmente recém inaugurada, em 1937. Foto atribuída a Arthur Wischral, acervo Flávio Cavalcanti

A estação de Palmeira, com a estrada no lugar dos trilhos, em 07/2002. Foto Fernando Picarelli

A estação em 11/2002. Foto Nilson Rodrigues

Ao lado da estação, o carro de passageiros, hoje em péssimo estado. Data: 18/01/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht

Plataforma da estação, em 18/01/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht

A fachada da estação, em 18/01/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 21/6/2008. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação, recuperada em 12/3/2016. Foto Daniel Gentili
     
Atualização: 20.02.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.