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Nova Restinga
Palmeira
Lago
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Chegada da linha original (1891-1914): Restinga
Seca
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Paraná
(1893-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1969) |
PALMEIRA
Município de Palmeira, PR |
linha Curitiba-Ponta Grossa -
km 240,618 (1935) |
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PR-2444 |
Altitude: 860 m |
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Inauguração: 13.05.1893 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2016) |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
06/1937 |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho
aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na
metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem
direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que
seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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ESTAÇÃO: A estação
de Palmeira foi inaugurada em 1893, ou em 1894, ambas as datas
são fontes da RVPSC. A correta é
a mais antiga - o jornal de 1893 confirma isto (ver caixa abaixo, de 1893).
O relatório de 1936 da RVPSC se orgulhava de ter dado um novo
prédio para a estação de Palmeira: "Velho
e sujo pardieiro, construído em 13/5/1893, não mais
correspondendo ao desenvolvimento local, nem oferecendo a menor segurança,
a sua demolição era uma medida que se impunha. Em substituição,
foi construído um belo edifício de alvenaria de pedra
e tijolos (...) com 17 compartimentos e 317,6 m2 de área".
Porém, a inauguração oficial deste prédio
deu-se em meados de junho de 1937, quando um trem especial com novos
carros-restaurantes belgas partiu de Curitiba especialmente
para o evento na nova estação (Correio Paulistano,
20/6/1937).
Este prédio foi deixado fora da linha em 1969, com a entrega
do Tronco Principal Sul, que passa a leste da cidade.
Em 2008 a estação servia como posto policial e estava
à beira da estrada Ponta Grossa-Palmeira, que, nesse
ponto, ocupou o lugar dos trilhos, removidos por volta de 1988, segundo
informações. Um carro de passageiros foi colocado ao
lado da estação, mas, sem proteção, estava
todo enferrujado e depredado. Uma pena.
Em 2016, a estação estava totalmente recuperada e em
ótimo estado. Seu uso, no entanto, não o sei.
1893
AO LADO: Inaugura-se a estação de Palmeira em 13 de maio (O Estado de S. Paulo,
17/5/1893). |
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ACIMA: Estação original de
Palmeira, possivelmente anos 1920 (Foto atribuida a Arthur Wischral,
acervo Flávio Cavalcanti).
ACIMA: Planta da nova estação
de Palmeira feita em 1934 (Correio do Paraná, 10/4/1934).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa
local; Daniel Gentili; Arthur Wischral; Fernando Picarelli; Nilson
Rodrigues; Wanderley Duck; Flávio Cavalcanti; Correio do Paraná,
1934; Correio Paulistano, 1937; RVPSC: relatórios anuais, 1920-60;
RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE,
1960) |
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A estação original de Palmeira, no início
do século 20. Acervo Wanderley Duck |
A estação atual de Palmeiras em construção,
c. 1936. Acervo Wanderley Duck |
A estação atual de Palmeiras em construção,
c. 1936. Acervo Wanderley Duck |
Estação de Palmeira, recém entregue, em
1937. Foto dos relatórios da RVPSC |
Estação de Palmeira, possivelmente recém
inaugurada, em 1937. Foto atribuída a Arthur Wischral,
acervo Flávio Cavalcanti |
A estação de Palmeira, com a estrada no lugar
dos trilhos, em 07/2002. Foto Fernando Picarelli |
A estação em 11/2002. Foto Nilson Rodrigues |
Ao lado da estação, o carro de passageiros,
hoje em péssimo estado. Data: 18/01/2004. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Plataforma da estação, em 18/01/2004. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A fachada da estação, em 18/01/2004. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 21/6/2008. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, recuperada em 12/3/2016. Foto Daniel
Gentili |
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Atualização:
20.02.2022
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