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Porto Amazonas
Nova Restinga
Palmeira
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Paraná (1914-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1969)
NOVA RESTINGA
Município de Porto Amazonas, PR
linha Curitiba-Ponta Grossa - km 226,298 (1935)   PR-2443
Altitude: 945,860 m   Inauguração: 18.02.1914
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Nova Restinga foi aberta em 1914 e substituía a estação de Restinga Seca, ali próxima, mas até ali integrante do trecho Curitiba-Ponta Grossa.

Como o antigo ramal de Porto Amazonas, que saía dessa estação, fora suprimido nesse ano, Restinga Seca foi suprimida e a de Nova Restinga foi construída em seu lugar, em um ponto mais adequado para a nova linha do trecho Curitiba-Ponta Grossa.

Em meados dos anos 1970, o trecho foi suprimido, com a construção do Tronco Principal Sul, mais a leste da estação. Esta, desativada e sem trilhos, foi demolida. Em volta do local da antiga estação não chegou a se desenvolver uma vila: em 2002, casas esparsas na zona rural de Porto Amazonas se espalhavam num raio de 1 a 2 km da estação, e até a igreja e a escola eram afastadas de tudo.

(Veja também RESTINGA SECA)

1921
ACIMA:
A E. F. de Guarapuava, depois ramal de Guarapuava, deveria sair desta estação; entretanto, não muito tempo depois o local de saída foi definido como sendo Irati, mais ao sul (O Estado de S. Paulo, 1/3/1921).
     

Ao fundo, restos da antiga plataforma e estação de Nova Restinga. Foto Ralph M. Giesbrecht em 09/2002
   
     
     
     
Atualização: 07.09.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.