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Porto Amazonas
Nova Restinga
Palmeira
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Paraná
(1914-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1969) |
NOVA RESTINGA
Município de Porto Amazonas, PR |
linha Curitiba-Ponta Grossa - km 226,298
(1935) |
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PR-2443 |
Altitude: 945,860 m |
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Inauguração: 18.02.1914 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto
em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade
do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita
do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia
para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Nova Restinga foi aberta em 1914
e substituía a estação de Restinga Seca,
ali próxima, mas até ali integrante do trecho Curitiba-Ponta
Grossa.
Como o antigo ramal de Porto Amazonas, que saía
dessa estação, fora suprimido nesse ano, Restinga
Seca foi suprimida e a de Nova Restinga foi construída
em seu lugar, em um ponto mais adequado para a nova linha do trecho
Curitiba-Ponta Grossa.
Em meados dos anos 1970, o trecho foi suprimido,
com a construção do Tronco Principal Sul, mais
a leste da estação. Esta, desativada e sem trilhos,
foi demolida. Em volta do local da antiga estação não
chegou a se desenvolver uma vila: em 2002, casas esparsas na zona rural de
Porto Amazonas se espalhavam num raio de 1 a 2 km da estação,
e até a igreja e a escola eram afastadas de tudo.
(Veja
também RESTINGA SECA)
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1921
ACIMA: A E. F. de Guarapuava, depois ramal de Guarapuava, deveria sair desta estação; entretanto, não muito tempo depois o local de saída foi definido como sendo Irati, mais ao sul (O Estado de S. Paulo, 1/3/1921). |
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Ao fundo, restos da antiga plataforma e estação
de Nova Restinga. Foto Ralph M. Giesbrecht em 09/2002 |
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Atualização:
07.09.2018
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