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Serrinha
Tamanduá
Restinga Seca
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A estação não era mais marcada no mapa de 1960.
IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Paraná
(1892-1924) |
TAMANDUÁ
Município de Porto Amazonas, PR |
Linha original entre Serrinha e Palmeira
- km |
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PR-4603 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.11.1892 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho
aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na
metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem
direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que
seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Tamanduá foi aberta em 1892. Era o ponto de saída
de um ramal curto que unia a linha Curitiba-Ponta Grossa a
Porto Amazonas.
Em 1914, com a construção de uma linha nova unindo Porto
Amazonas ao trecho Curitiba-Ponta Grossa, a estação
foi desativada dez anos depois e teve os trilhos retirados.
O velho ramal de vida efêmera desapareceu em 30 de junho de
1924.
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1924
AO LADO: Fim do ramal (O Estado de S. Paulo, 8/1/1924).
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1924
AO LADO: Fim do ramal (O Estado de S. Paulo, 1/7/1924).
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1924
AO LADO: Retirada dos trilhos
do ramal (O Estado de S. Paulo, 18/10/1924).
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Estação de Tamanduá, início do século
XX. Revista da Semana, 2/5/1909
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Estação de Tamanduá, em 2009 |
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Atualização:
06.01.2022
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