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Balsa Nova
Afonso Moreira
Engenheiro Bley
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Saída da linha original (1891-1914): Tamanduá
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A estação de Afonso Moreira, ainda com o nome de Serrinha.
IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Paraná
(1891-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1977) |
AFONSO
MOREIRA
Município de Balsa Nova, PR |
linha Curitiba-Ponta Grossa -
km 181,646 (1935) |
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PR-0282 |
Altitude: 868 m |
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Inauguração: 17.12.1946 |
Uso atual: em excelente estado de conservação
(2022) |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1946 |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho
aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na
metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem
direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que
seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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A ESTAÇÃO: Em 1945
a estação de Afonso Moreira ainda estava em construção,
como mostra a foto abaixo. A história é confusa e cheia
de incertezas, pois há divergências de datas na própria
literatura oficial da RVPSC.
Em 1946, segundo o relatório da RVPSC para esse ano, a estação
substituiu a velha estação de Serrinha, mas havia
boa distância entre elas. A verdade é que os guias não
mostram mais Serrinha e mostram Afonso Moreira a partir
dessa época, sendo esta última apresentando um prédio
novo, de alvenaria.
O jornal Diário do Paraná, de 19/12/1946, anuncia
a inauguração da "nova estação"
de Afonso Moreira em 17 de dezembro desse ano, recém-construída
no quilômetro 177 da linha. Não cita a estação
de Serrinha em nenhuma parte do pequeno texto.
Em 1977, com a desativação da linha original do ramal,
a estação de Afonso Moreira foi desativada e
ficou fora da linha.
"Envio uma foto que fiz no mês passado da parada Afonso Moreira.
Esta foi recentemente reformada e está em muito bom estado. A foto
que te envio é, na verdade, uma montagem de duas fotos panorâmicas
e mostra o cruzamento da linha férrea atual da ALL (à direita e em
traçado reto cortando o morro) com o antigo leito da ferrovia antiga
e desativada, o qual circulava por trás do morro cortado (à direita),
passava pela parada Afonso Moreira e seguia em curva pelo pé do morro
onde me encontro tirando a foto, seguindo para a Serrinha. A cidade
de Balsa Nova pode ser vista ao fundo, no canto superior direito da
foto, onde também pode ser vista uma beiradinha do rio Iguaçu"
(Luiz Fernando Duboc, Curitiba, PR, 04/2004).
Em 2022, a estação estava dentro de uma propriedade particular, em excelente estado, como provavelmente nunca esteve nem na época em que era mesmo estação.
(VEJA TAMBÉM SERRINHA)
ACIMA: Mapa do início dos anos 1920 mostrando a estação de Serrinha e a bifurcação
da época. Note e linha marron, que passou a ser o novo traçado
(por Capivari, Caiacanga, Porto Amazonas e Nova Restinga). Hoje as
linhas são todas totalmente diferentes, embora mantendo algumas
estações no mesmo local (Relatório da RVPSC.
Gentileza Alexandre Fressatto).
(Fontes: Vitor Hugo Zapani Langaro; Arthur Wischral; Flavio Cavalcanti;
Luiz Fernando Duboc; Daniel Gentili; Alexandre Fressatto; RVPSC: Relatórios
anuais; Diário do Paraná, 1946; IBGE) |
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A estação de Afonso Moreira ainda em fase final
de construção, em 1945. Foto do relatório
da RVPSC para esse ano |
Ao fundo, à esquerda, a estação, em 2004.
Foto Luiz Fernando Duboc |
A estação de Afonso Moreira em 3/3/2020.Foto Vitor Hugo Z. Langaro |
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Atualização:
07.03.2022
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