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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1927-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PLATINA
Município de Santo Antonio da Platina,
PR |
Ramal do Paranapanema - km 166,457 (1936) |
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PR-0768 |
Altitude: 555,600 m |
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Inauguração: 31.07.1927 |
Uso atual: moradia (2009) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1927 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do Paranapanema, construída para evitar o "perigo
paulista", ou seja, a exportação de mercadorias
do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana pelo porto de
Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva,
na Itararé-Uruguai, a São José, atual Calógeras.
Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937, quando alcançou
a já existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela
alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos,
em São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas,
em 1975, o ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta
e cheia de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte,
mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979.
Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje
apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente
abandonada em toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Platina foi inaugurada em 1927. A cidade, Santo Antonio
da Platina, era uma das mais antigas da região, datando
ainda do século XIX.
No início dos anos 1930, chegou a chamar-se General Miguel
Costa, voltando depois ao velho nome.
A estação ainda estava preservada em 2003, com alguma utilização pela
comunidade, pois havia plaquinhas de "refeitório", "oficinas", etc,
em suas áreas internas. Também a vila ferroviária estava preservada,
com as casas ocupadas por famílias. Em junho de 2009, a situação
era diferente, pelo menos na estação: esta virou uma
favela mesmo. Incrível como prefeituras se esquivam e a população
aceita isto. Degradação moral? Sem dúvida.
Em 2017, a estação estava restaurada.
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1921
AO LADO: A estação de Platina queria se ligar a Bandeirantes, na linha da S.P.Paraná. Esta ligação não sairia (O Estado de S. Paulo, 27/2/1921) |
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1931
AO LADO: A estação de Platina ainda queria se ligar a Bandeirantes, na linha da S.P.Paraná. (O Estado de S. Paulo, 17/12/1931) |
ACIMA: Trem do Sindicato dos Ferroviários, numa excursão feita
em 1996 (quando já não existia o trem regular na linha
já havia 17 anos) que partiu de Ourinhos entrando no túnel
nas proximidades de Platina, antes de chega a esta (Foto Cristiano
Bueno, 1996).
ACIMA: Belas casas-padrão da vila
ferroviária da RVPSC em Platina, hoje ocupadas por pessoas
estranhas à ferrovia (Foto Daniel Gentili, 13/6/2009).
(Fontes: Steen Larsen; Cristiano Bueno; Douglas Razaboni;
Nilson Rodrigues; Arthur Wischral (in memoriam); Daniel Gentili; ABPF-Paraná;
RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC:
Relatórios anuais, 1920-60) |
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A estação por volta de 1930, quando ainda se chamava
Gal. Miguel Costa. Foto Arthur Wischral |
A estação em festa em 1934. Foto Arthur Wischral,
acervo Nilson Rodrigues |
A estação nos anos 1980. Foto do acervo da ABPF-Paraná
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Casas da vila ferroviária de Platina em 01/2003. Foto
Douglas Razzaboni |
"Platina City" - placa da ABPF do tempo em que havia
um projeto da entidade para trens turísticos na região.
Foto Douglas Razzaboni em 01/2003 |
Plataforma da estação em 01/2003. Foto Douglas
Razzabon |
Fachada da estação em 01/2003. Foto Douglas Razzaboni |
Em 2009, a frente parece razoável... Foto Daniel Gentili,
13/6/2009 |
...mas a plataforma mostra a favela que a ex-estação
se tornou. Foto Daniel Gentili, 13/6/2009 |
A estação restaurada em 2017. Foto Steen Larsen |
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Atualização:
29.08.2018
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