|
|
Estado do Paraná
RVPSC - ramal do Paranapanema |
HISTÓRICO DA LINHA: A linha do Paranapanema,
construída para evitar o "perigo paulista", ou seja,
a exportação de mercadorias do Norte Velho do Paraná
via E. F. Sorocabana pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho
inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai,
a São José, atual Calógeras. Seu prolongamento
acabou se arrastando até 1937, quando alcançou a já
existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela alcançou
por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos, em São
Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o
ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta e cheia
de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte, mais
tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979.
Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje
apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente
abandonada em toda a sua extensão.
|
|