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C.
E. F. São Paulo-Rio Grande (1928-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GUIMARÃES
CARNEIRO Município
de Santo Antonio da Platina, PR |
Ramal
do Paranapanema - km 174,939 (1935) |
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PR-0767 |
Altitude: 509,680 m |
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Inauguração: 07.09.1928 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do Paranapanema, construída
para evitar o "perigo paulista", ou seja, a exportação
de mercadorias do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana
pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando
Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai, a São José,
atual Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até
1937, quando alcançou a já existente E. F. São
Paulo-Paraná e por ela alcançou por tráfego mútuo
a cidade de Ourinhos, em São Paulo. Depois da abertura da linha
Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o ramal entrou em decadência por
ter uma linha obsoleta e cheia de curvas. O último trem de
passageiros (Trem do Norte, mais tarde "Trem da Miséria",
rodou em junho de 1979. Em 2001, o tráfego de cargueiros foi
suspenso pela ALL e hoje apenas esporádicos autos de linha
passam pela linha, praticamente abandonada em toda a sua extensão. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Guimarães Carneiro, originalmente
Engenheiro Guimarães Carneiro,
foi ponta de linha desde sua inauguração, em 1928, até
o final de 1930, quando foi aberto
o trecho seguinte até Jacarezinho.
Estava localizada no bairro de Limeira.
Já o desvio
mostrado na foto abaixo é aqui explicado por Percy Infante
Hatschbach, em 8/12/2008: "O Desvio Infante Vieira leva
o nome de meu avô, José Infante Vieira que em 1910 transferiu-se
de São do Carlos, SP, para a Jacarezinho. Na ocasião adquiriu uma
extensa gleba de terra juntamente com seu irmão Pedro Infante Vieira,
constituindo a firma Infante Vieira & Irmão, destinada à cafeicultura
em uma propriedade denominada Fazenda São José. E foi justamente esta
atividade e os problemas de transporte que fizeram com que meu avô
solicitasse, junto à então E. F. São Paulo-Rio Grande, a construção
de um desvio para seus armazens de café que ficavam ao lado da ferrovia.
Nasci em 1939 na Fazenda Recanto, situada a 3 Km da estação de Guimarães
Carneiro, e sou médico veterinário formado pela Faculdade de Medicina
Veterinária da UFPR, em Curitiba, 1962".
Já foi demolida.
Em 2008, em frente
a uma enorme sede de fazenda (ou agroindústria) fechada e abandonada,
estava a caixa-dágua da estação, já demolida, e o que restou da plataforma, coberta
pelo mato.
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1927
AO LADO: Quanto ao nome da estação (O Estado de S. Paulo, 14/9/1927). |
ACIMA: Na estação de Guimarães
Carneiro, anos 1920, o trem de passageiros com 4 carros de madeira
roda no meio à mata. Foto Arthur Wischral.
ACIMA: Mesma época, a foto mostra
o Desvio Infante Vieira, localizado no km 173,677 - portanto, cerca
de 1,5 km antes da estação de Guimarães Carneiro.
O desvio levava para uma fazenda cafeeira (Fotos possivelmente de
autoria de Arthur Wischral, anos 1920 - acervo Flavio Cavalcanti). |
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A estação em festa, em 1934. Foto Arthur Wischral,
acervo Nilson Rodrigues |
Plataforma de Guimarães Carneiro. Foto Douglas Razzaboni
em 01/2003 |
Caixa d'água ao lado das ruínas de Guimarães
Carneiro. Foto Douglas Razzaboni em 01/2003 |
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Atualização:
01.05.2023
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