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Tronco Principal Sul (a partir de 1963/4):
Engenheiro Bley
Lapa
Rio da Várzea
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1952-1975)
RFFSA (1975-1996)
LAPA (NOVA)
Município da Lapa, PR
Ramal do Rio Negro - km 379 (1960)   PR-4338
Altitude: 914 m   Inauguração: 02.07.1952
Uso atual: fechada (2007)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1952
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou um curto prolongamento até a estação do que hoje é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue totalmente retificado em toda a sua extensão (o trecho até a Lapa havia sido aberto em 1952) , fazendo com que todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha nova. Duas não o foram: Campo do Tenente e Roseira, que fecharam definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco Principal Sul.
A ESTAÇÃO: A estação da Lapa, a original, foi aberta em 1891. Substituída por outra, também em madeira, em data incerta, esta estação permaneceu até que, em 1952, a abertura do primeiro trecho de uma variante fez com que uma nova estação, a atual, fosse aberta em local diferente e não muito longe da estação original.

Em 1964, a variante do Rio Negro foi completada e incorporada ao Tronco Principal Sul.

Até os anos 1980, mesmo após a extinção dos trens de passageiros na linha, a estação era utilizada em passeios turísticos com lomotivas a vapor que ainda saíam ocasionalmente da estação velha de Curitiba.

A construção do chamado Tronco Principal Sul (Uvaranas-Mafra-Lajes-Vacaria) utilizou boa parte do antigo ramal do Rio Negro e a estação da Lapa sobrevive até hoje junto à linha que somente transporta trens cargueiros.

Estava fechada e abandonada em 2007. Já haviam levado algumas janelas do lado da plataforma. Curioso que em 2000 ela havia sido reformada pela Prefeitura, que afirmava no livro Espirais do Tempo (2005) que ela estaria então funcionando como Centro Cultural.

(Veja também: LAPA-VELHA)

ACIMA: Uma das casas do pátio ferroviário, bem cuidada provavelmente por estar habitada (Foto J.C. Kuester, abril de 2009). ABAIXO: A estação da Lapa-nova, anos 1950 (Acervo Gazeta do Povo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ana Maria Giesbrecht; Odenir Fuchs; Rodrigo Cunha; J. C. Kuester; Nilson Rodrigues; Acervo Gazeta do Povo; Museu Histórico da Lapa; Secretaria da Cultura do Estado do Paraná: Espirais do Tempo, 2005; Dalva Costa: Lapa: Imortal História, 2004; Diário Catarinense, 2002; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação da Lapa, em 11/2000. Foto Rodrigo Cunha

Armazém abandonado e depredado ao lado da estação, em 11/2000. Foto Rodrigo Cunha

A estação da Lapa, em 11/2000. Foto Rodrigo Cunha

Auto de linha na estação da Lapa, em 2002. Foto Diário Catarinense em 23/07/2002

A estação em 09/2002. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 09/2002. Foto Nilson Rodrigues

A plataforma da estação em 7/6/2007. Foto Ana Maria Giesbrecht

A fachada da estação em 7/6/2007. Foto Ana Maria Giesbrecht

A estação em 02/2008. Foto Odenir Fuchs
     
Atualização: 09.02.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.