|
...
Tronco Principal Sul (a partir de 1963/4):
Engenheiro Bley
Lapa
Rio da Várzea
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
...
|
|
|
|
|
Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1952-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LAPA
(NOVA)
Município da Lapa, PR |
Ramal do Rio Negro - km 379 (1960) |
|
PR-4338 |
Altitude: 914 m |
|
Inauguração: 02.07.1952 |
Uso atual: fechada (2007) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1952 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná
em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha
foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou
a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco
até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou
um curto prolongamento até a estação do que hoje
é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue
totalmente retificado em toda a sua extensão (o trecho até
a Lapa havia sido aberto em 1952) , fazendo com que todas as estações
fossem fechadas e reabertas na linha nova. Duas não o foram:
Campo do Tenente e Roseira, que fecharam definitivamente, sem trilhos.
Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco Principal Sul. |
A ESTAÇÃO: A estação
da Lapa, a original, foi aberta em 1891. Substituída
por outra, também em madeira, em data incerta, esta estação
permaneceu até que, em 1952, a abertura do primeiro trecho
de uma variante fez com que uma nova estação, a atual,
fosse aberta em local diferente e não muito longe da estação
original.
Em 1964, a variante do Rio Negro foi completada e incorporada
ao Tronco Principal Sul.
Até os anos 1980, mesmo após a extinção
dos trens de passageiros na linha, a estação era utilizada
em passeios turísticos com lomotivas a vapor que ainda saíam
ocasionalmente da estação velha de Curitiba.
A construção do chamado Tronco Principal Sul
(Uvaranas-Mafra-Lajes-Vacaria) utilizou boa parte do antigo
ramal do Rio Negro e a estação da Lapa
sobrevive até hoje junto à linha que somente transporta
trens cargueiros.
Estava fechada e abandonada em 2007. Já haviam levado algumas
janelas do lado da plataforma. Curioso que em 2000 ela havia sido
reformada pela Prefeitura, que afirmava no livro Espirais do Tempo
(2005) que ela estaria então funcionando como Centro Cultural.
(Veja também: LAPA-VELHA)
ACIMA: Uma das casas do pátio ferroviário,
bem cuidada provavelmente por estar habitada (Foto J.C. Kuester, abril
de 2009). ABAIXO: A estação da Lapa-nova,
anos 1950 (Acervo Gazeta do Povo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Ana Maria Giesbrecht; Odenir Fuchs; Rodrigo Cunha; J. C. Kuester;
Nilson Rodrigues; Acervo Gazeta do Povo; Museu Histórico da
Lapa; Secretaria da Cultura do Estado do Paraná: Espirais do
Tempo, 2005; Dalva Costa: Lapa: Imortal História, 2004; Diário
Catarinense, 2002; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1958; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros
e Cargas, 1936; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
|
|
|
|
A estação da Lapa, em 11/2000. Foto Rodrigo Cunha
|
Armazém abandonado e depredado ao lado da estação,
em 11/2000. Foto Rodrigo Cunha |
A estação da Lapa, em 11/2000. Foto Rodrigo Cunha
|
Auto de linha na estação da Lapa, em 2002. Foto
Diário Catarinense em 23/07/2002 |
A estação em 09/2002. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 09/2002. Foto Nilson Rodrigues |
A plataforma da estação em 7/6/2007. Foto Ana
Maria Giesbrecht |
A fachada da estação em 7/6/2007. Foto Ana Maria
Giesbrecht |
A estação em 02/2008. Foto Odenir Fuchs |
|
|
|
|
Atualização:
09.02.2018
|
|