HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Noroeste do Paraná
foi aberta ao tráfego em 1925 ligando Ourinhos, na linha-tronco
da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná.
Comprada pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná,
teve seu nome alterado para E. F. São Paulo-Paraná.
Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região,
virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada
imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até
atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros,
dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte,
parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros
que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava
em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL,
atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte
está abandonado.
|