|
|
Estrada de Ferro
São Paulo-Paraná (1932-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FREI
TIMÓTEO
Município de Jataizinho, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 476
(1960) |
|
PR-2613 |
Altitude: 354 m |
|
Inauguração: 03.05.1932 |
Uso atual: moradia (2022) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1932? |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Frei Timóteo foi inaugurada em 1932. Seu nome homenageava
o frei Timóteo de Castelnuovo, nascido em Gênova,
Itália em 1823 e falecido em Jataí
em 1895. Foi o fundador dos aldeamentos de São Pedro de
Alcântara e de São Jerônimo em 2 de
agosto de 1855, estes originalmente colônias militares estabelecidas
próximas da estação e do rio Tibagi.
"Pelas informações do morador da estação
de Serra Morena, bastava prosseguir pela mesma estrada anterior, agora
sem asfalto, pois Frei Timóteo está a 11 Km de distância.
Com alguma disposição ainda restando, encaramos a buraqueira
e levamos meia-hora (!) para vencer a distância. Aconselho a
quem se aventurar a usar um veículo 4x4, pois a estrada além
de ruim é deserta. O melhor é pegar o asfalto, voltar
a Uraí, seguir pela BR até Jataizinho e voltar cerca
de 5 Km pela estrada de terra. Em todo caso, chegamos ao pôr-do-sol
em Frei Timóteo. Lindo lugar, com uma família morando
na estação. A construção está bem
conservada, e rendeu algumas fotos. A arquitetura da estação
é muito parecida com outras da Sorocabana e da Mogiana. Daria
uma tese interessante..." (Douglas Razaboni, 27/07/2002).
Em 2022, a estação abrigava uma moradia em estado bastante precário.
Havia uma escola em Frei Timóteo.
Foi criada em 1945, quando a vila ainda pertencia ao município
de Assaí e Jataizinho era apenas um distrito.
Hoje, a localidade é um distrito do município
de Jataizinho, este criado em 1947:"DOE 404,
9/7/1945. Prefeitura M. de Assaí. Decreto-lei nº 18, de 16/4/1945.
O Prefeito cria uma escola isolada na estação ferroviária de
Frei Timóteo, no Distrito de Jataizinho, deste Município, com
a denominação de Escola Frei Timóteo. (aa) Ten Cel José Scheleder,
Prefeito Municipal, e Domingos Julião, Secretário. DOE 404,
citado. Prefeitura de Assaí. Decreto nº 40, de 15/5/1945. O
Prefeito contrata Aparecida Franco de Godoi para exercer a função
de Professora Classe A da Escola Isolada Frei Timóteo, na estação
ferroviária Frei Timóteo, deste Município. Nota. O Decreto-lei
nº 18, retrocitado, menciona o Distrito de Jataizinho. Por outro
lado, pela Lei nº 87, de 5/5/1954, do Município de Jataizinho,
criou em sua jurisdição o Distrito de Frei Timóteo, que corresponde
ao em que se situa a referida estação ferroviária. Quanto à
Lei nº 87, a fonte é o sítio www.ibge.gov.br". |
2011
AO LADO: Por Paulino Manfrinato, em 19/3/2011. A escola
não existe mais. Isto era esperado, num local de dificílimo
acesso e baixíssima população, mesmo
sendo distrito.
|
ACIMA: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud
Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
(Fontes: Paulino Manfrinato; Rosa Oikawa;
Douglas Razaboni; Fernando A. Domeze; Correio dos Ferroviários,
fevereiro de 1956; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.06.2022
|
|