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Estrada de Ferro
São Paulo-Paraná (1939-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SERRA
MORENA
Município de Uraí, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 465
(1960) |
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PR-2612 |
Altitude: 499 m |
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Inauguração: 03.05.1939 |
Uso atual: moradia? (2008) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Serra Morena foi inaugurada em 1939, segundo o Guia Geral
de 1960. Ou teria sido em 1941 (ver box abaixo)?
Segundo contam Paulino Manfrinato, Antônio Carlos de Toledo
Neto e Adélia Grou de Toledo, "Serra Morena é apenas
estação. O lugar que lhe corresponde é o bairro Cruzeiro do Norte
(um distrito distante 8 km da sede do Município de Uraí), atualmente
urbanizado, inclusive ligado à cidade-matriz por via asfaltada. Parte
da prosperidade do local se devia a sua produção agrícola (uva, cítricos
e cereais destinados a São Paulo). Outro produto lá extraído de ampla
pedreira era pedra, fornecida em bruto, média e miúda. Tudo isso movimentava
o transporte ferroviário. Todavia, esse bairro era pobre em água.
Então, Toledo Neto - chefe de estação ali entre 1967
e 1970, aliás, a sua primeira estação com esse
cargo - sugeriu e se empenhou para a solução do problema: conseguiu
o fornecimento do líquido vindo do Cinzas através de vagão-tanque
para abastecer um depósito local rio e cuja sobra ia para uma cisterna
situada em ponto mais elevado. Dessa forma, sentiu-se gratificado
pela boa ação praticada em prol da comunidade e por ver reconhecido
o seu esforço."
35 anos mais tarde, Douglas Razaboni é quem conta: "Entrando
em Uraí, perguntamos como chegar a Serra Morena, e rapidamente
nos indicaram o caminho. Estrada vicinal asfaltada, com um enorme
armazém do IBC no meio do caminho, cujo ramal ferroviário
há muito já foi retirado. A estrada serpenteia por um
vale de parreirais de uva, sempre ao lado da ferrovia, num cenário
que não imaginei existir no Paraná. Muito belo e pitoresco
mesmo, merecendo a visita mais detalhada. Chegando na cidadezinha,
um ar calmo e tranquilo. Crianças brincando pelas ruas, o pôr-do-sol
já se anunciando, dando um belíssimo colorido ao cenário.
A estação foi transformada em moradia por uma família
local. Bem conservada, lembra muito a de Uraí" (Douglas
Razaboni, 27/07/2002).
O prédio estava já
abandonado em 2022.
ACIMA: Mapa da linha em 1935.
Serra Morena ainda não existia (Acervo Sud Mennucci/Ralph M.
Giesbrecht).
ACIMA: Ainda pertencente à E. F. São
Paulo-Paraná, a estação teve sua inauguração
anunciada em 1941 para o dia 15 de dezembro daquele ano. A data é
diferente do que cita o Guia Geral de 1960. Quem estará certo,
ou já existiria ali uma pequena "chave"? (Folha da
Manhã, 2/12/1941)).
ACIMA: Terreno à venda em Serra Morena em 1949 usando como atrativo a existência da estação (O Estado de S. Paulo, 13/3/1949). |
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A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni
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A estação, em 27/07/2002. Foto Douglas Razaboni
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Casa da vila ferroviária de Serra Morena, em 27/07/2002.
Foto Douglas Razaboni |
A estação, em 16/06/2008. Foto Fernando A. Domeze |
A estação, em 28/05/2022. Foto Vitor Langaro |
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Atualização:
03.06.2022
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