|
|
Companhia Ferroviaria
São Paulo-Paraná (1936-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
URAÍ
Município de Uraí, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 454
(1960) |
|
PR-4665 |
Altitude: 394 m |
|
Inauguração: 01.08.1936 |
Uso atual: fechada (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1936, com o nome de Pirianito.
Em 1943 teve o nome alterado para Uraí.
"Chegamos (em Uraí) pela hora do almoço,
e havia ali um operário esperando o auto de linha que vinha
de Jataizinho. Logo em seguida ela chegou, trazendo a marmita do pessoal
que, sacando das colheres, pronunciaram o acolhedor "'Tão
servidos?". Agradecemos e entabulamos uma rápida conversa.
Foi aí que nos disseram ainda existir as estações
pequenas e intermediárias entre as cidades próximas,
como Serra Morena, Meireles, Congonhas..." (Douglas Razaboni,
novembro de 2001).
A estação foi recentemente reformada e está servindo
como museu municipal. Em 2008, o pátio de Uraí
ainda mantinha 2 desvios. Em 2012, já havia somente a linha
principal.
Em maio de 2022, o prédio estava fechado, aparentemente sem uso. Havia alguns objetos velhos dentro do prédio, que infelizmente ia sendo depredado; havia vários vidros quebrados e por aí vai.
ACIMA: Projeto para a estação
original de Pirianito, em tábuas (Acervo Antonio Carlos Belviso).
ACIMA: Mapa da linha em 1935. Uraí ainda não
existia (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA:
A estação ajudando a vender terras em 1939 ( O Estado
de S. Paulo, 12/2/1939).
ACIMA: Mapa dos anos 1980 com a ligação ferroviária e rodoviária entre as cidades de Uraí (á esquerda) e de Cornelio Procopio (à direita). Reparar que a linha ferroviaria está em preto e a rodovia, em vermelho - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (IBGE, anos 1980).
ACIMA: Pátio da estação em 14 de junho
de 2008. As outras construções estão todas abandonadas,
como o armazém ao fundo (Foto Fernando Aparecido Domeze).
(Fontes: Fernando A. Domeze;
Douglas Razzaboni; Antonio Carlos Belviso; Wanderley
Duck; Acervo Sud Mennucci; O Estado de S. Paulo,
1939; IBGE, 1970; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
Estação de Pirianito, em madeira, c. 1940. Foto
enviada por Wanderley Duck |
Auto de linha da ALL, próximo à estação,
em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni |
Plataforma da estação, em 11/2001. Foto Douglas
Razzaboni |
A estação reformada, em 14/06/2008. Foto Fernando
A. Domeze |
A estação em maio de 2022. Foto Vitor Langaro |
|
|
|
|
|
Atualização:
20.08.2022
|
|