A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Congonhas
Uraí
Serra Morena
...

IBGE-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
Companhia Ferroviaria São Paulo-Paraná (1936-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
URAÍ
Município de Uraí, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km 454 (1960)   PR-4665
Altitude: 394 m   Inauguração: 01.08.1936
Uso atual: fechada (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano, teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná. Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi aberta em 1936, com o nome de Pirianito.

Em 1943 teve o nome alterado para Uraí.

"Chegamos (em Uraí) pela hora do almoço, e havia ali um operário esperando o auto de linha que vinha de Jataizinho. Logo em seguida ela chegou, trazendo a marmita do pessoal que, sacando das colheres, pronunciaram o acolhedor "'Tão servidos?". Agradecemos e entabulamos uma rápida conversa. Foi aí que nos disseram ainda existir as estações pequenas e intermediárias entre as cidades próximas, como Serra Morena, Meireles, Congonhas..." (Douglas Razaboni, novembro de 2001).

A estação foi recentemente reformada e está servindo como museu municipal. Em 2008, o pátio de Uraí ainda mantinha 2 desvios. Em 2012, já havia somente a linha principal.

Em maio de 2022, o prédio estava fechado, aparentemente sem uso. Havia alguns objetos velhos dentro do prédio, que infelizmente ia sendo depredado; havia vários vidros quebrados e por aí vai.


ACIMA: Projeto para a estação original de Pirianito, em tábuas (Acervo Antonio Carlos Belviso).

ACIMA: Mapa da linha em 1935. Uraí ainda não existia (Acervo Sud Mennucci/Ralph M. Giesbrecht).

ACIMA: A estação ajudando a vender terras em 1939 ( O Estado de S. Paulo, 12/2/1939).

ACIMA
: Mapa dos anos 1980 com a ligação ferroviária e rodoviária entre as cidades de Uraí (á esquerda) e de Cornelio Procopio (à direita). Reparar que a linha ferroviaria está em preto e a rodovia, em vermelho - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA AUMENTÁ-LA (IBGE, anos 1980).


ACIMA: Pátio da estação em 14 de junho de 2008. As outras construções estão todas abandonadas, como o armazém ao fundo (Foto Fernando Aparecido Domeze).

(Fontes: Fernando A. Domeze; Douglas Razzaboni; Antonio Carlos Belviso; Wanderley Duck; Acervo Sud Mennucci; O Estado de S. Paulo, 1939; IBGE, 1970; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     

Estação de Pirianito, em madeira, c. 1940. Foto enviada por Wanderley Duck

Auto de linha da ALL, próximo à estação, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

Plataforma da estação, em 11/2001. Foto Douglas Razzaboni

A estação reformada, em 14/06/2008. Foto Fernando A. Domeze

A estação em maio de 2022. Foto Vitor Langaro
 
     
Atualização: 20.08.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.