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Calmon
Anhangüera
Presidente Penna
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1927-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1985) |
ANHANGUERA
Município de Calmon, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 606,465
(1935) |
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SC-0455 |
Altitude: 1.100 m |
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Inauguração: 22.09.1927 |
Uso atual: desmontada c. 1985 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1927 (já desmontado) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Anhanguera foi inaugurada em 1927.
Foi desmontada
após seu fechamento em 1983; sobrou apenas a caixa d'água em ferro fundido. Na verdade,
a estação, por volta de 1985, teria sido desmontada e reconstruída
numa chácara em Curitiba, onde estaria até hoje,
segundo as informações de ex-ferroviários de Porto União, SC.
ACIMA: Um dos trechos mais charmosos do trecho Calmon-Caçador
era o "Loop do Anhanguera", onde a ferrovia fazia uma enorme volta
num morro e depois passava quase no mesmo local, mas a uns 6 ou 7
metros mais baixo. O trecho nesse local era tortuosíssimo, e é difícil
escolher "o mais tortuoso" ao longo dessa linha... Assinalei também
o local da estação. CLIQUE SOBRE ELA PARA AUMENTAR A FOTO (Texto:
Nilson Rodrigues, 2011; Foto Google Mapa, 2011).
ACIMA: Local onde ficava a antiga estação, tirada em 2014 mostra apenas a linha coberta de mato e a caixa dágua vista ao longe na região da estação (Foto Mario Pailo em 2014).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1927 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). Na
foto à esquerda, o trem de passageiros está parado
(possivelmente anos 1930) na estação de Roxo Roiz.
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(Fontes: Mario Pailo; Nilson Rodrigues; Joeli Laba; RVPSC: Relatórios
oficiais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros
e Cargas, 1936; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação e o pessoal da conserva, em 1957. Foto
Joeli Laba, cedida por Nilson Rodrigues |
Caixa d'água da antiga estação em 2002.
Foto Nilson Rodrigues |
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Atualização:
16.08.2022
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