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VXY Mogiana em MG
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Calmon
Anhangüera
Presidente Penna
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1927-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1985)
ANHANGUERA
Município de Calmon, SC
linha Itararé-Uruguai - km 606,465 (1935)   SC-0455
Altitude: 1.100 m   Inauguração: 22.09.1927
Uso atual: desmontada c. 1985   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1927 (já desmontado)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Anhanguera foi inaugurada em 1927.

Foi desmontada após seu fechamento em 1983; sobrou apenas a caixa d'água em ferro fundido. Na verdade, a estação, por volta de 1985, teria sido desmontada e reconstruída numa chácara em Curitiba, onde estaria até hoje, segundo as informações de ex-ferroviários de Porto União, SC.

ACIMA: Um dos trechos mais charmosos do trecho Calmon-Caçador era o "Loop do Anhanguera", onde a ferrovia fazia uma enorme volta num morro e depois passava quase no mesmo local, mas a uns 6 ou 7 metros mais baixo. O trecho nesse local era tortuosíssimo, e é difícil escolher "o mais tortuoso" ao longo dessa linha... Assinalei também o local da estação. CLIQUE SOBRE ELA PARA AUMENTAR A FOTO (Texto: Nilson Rodrigues, 2011; Foto Google Mapa, 2011).

ACIMA: Local onde ficava a antiga estação, tirada em 2014 mostra apenas a linha coberta de mato e a caixa dágua vista ao longe na região da estação (Foto Mario Pailo em 2014).

TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1927 a 1983. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi). Na foto à esquerda, o trem de passageiros está parado (possivelmente anos 1930) na estação de Roxo Roiz.
(Fontes: Mario Pailo; Nilson Rodrigues; Joeli Laba; RVPSC: Relatórios oficiais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação e o pessoal da conserva, em 1957. Foto Joeli Laba, cedida por Nilson Rodrigues

Caixa d'água da antiga estação em 2002. Foto Nilson Rodrigues

     
Atualização: 16.08.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.