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Anhangüera
Presidente Penna
Adolfo Konder
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1909-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PRESIDENTE
PENNA
(antiga TAQUARAL LISO)
Município de Caçador, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 619,469
(1935) |
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SC-0509 |
Altitude: 1.009 m |
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Inauguração: 05.04.1909 |
Uso atual: abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO:
A estação foi inaugurada com o nome de Taquaral Liso,
em 1909. A estação de Presidente Pena é
testemunha de um plano de colonização que não
vingou no quadro urbano, apesar de ter sido inaugurada por um presidente
da República, Affonso Penna, que ali esteve, inaugurando
trecho da ferrovia. Na época a estação foi, por
curto espaço de tempo, a ponta da linha da E. F. São
Paulo-Rio Grande do Sul.
Histórias da estação: "Um homem caminha carregando troncos de madeira nas costas.
O vulto anda pelos trilhos do trem e segue o rumo da estação
Presidente Penna, no interior do município de Caçador.
Trata-se do lavrador Júlio Pereira Lopes, 65 anos, que acha
natural recolher dormentes da ferrovia para fazer o fogo de chão
onde cozinha a comida dos cachorros. Também desconhece fatos
importantes da história da ferrovia, e ignora o porquê
do nome do lugar. Em 3 de abril de 1909, o então Presidente
da República Affonso Penna inaugurava um trecho de 103 km de
linha férrea entre as localidades de União da Vitória
e Taquaral Liso. A composição especial trazia Miguel
Calmon Dunn Pin e Almeida, ministro da Viação e Obras
Públicas. Era a primeira vez que um presidente visitava o Vale
do Rio do Peixe. Na mesma data também foi inaugurada a estação
Miguel Calmon, em homenagem ao ministro presente na comitiva. Penna
morreria dois meses depois, em 14 de junho, em pleno mandato. Ao lado
do prédio em madeira da Presidente Penna resiste a antiga caixa
d'água de ferro, que desafia a imaginação de
Lopes. 'Como é que naquela época conseguiram fazer uma
coisa assim?', espanta-se. Lopes tem companhia de um burro e de cães,
e também diz não entender como podem ter abandonado
uma estrada que facilitaria tanto a vida dos agricultores pela dificuldade
em escoar a safra" (Diário Catarinense, 24/07/2002).
A vila lembra uma cidade-fantasma, nada comparável com
a época de sua fundação.
Em 2021, a estação
estava em péssimo estado e desabitada, sendo um milagre que continuasse
em pé.
A casa de turma estava habitada.
1906
AO LADO: O Presidente Affonso
Penna, que nomeou a cidade (Foto de 1906).
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ACIMA: Estação
de Presidente Pena (Autor: Arthur Wischral, anos 1930).
ACIMA: Estação
de Presidente Pena e casa de turma (a esquerda) em 2006 (Autor Nilson Rodrigues).
ACIMA: Casa de turma
de Presidente Pena em 2021 (Autor Gilson Witte em 4/11/2021). |
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O dia da inauguração da estação,
ao fundo, em 1909. Foto do livro A Ferrovia no Contestado,
de Nilson Thomé |
A estação, sem data. Foto do acervo de Eduardo
Coelho |
Estação de Presidente Pena, sem data. |
A estação ainda ativa, em 1982. Foto Luiz C. Buchmann
de Araújo |
A estação abandonada, em 2002. Foto da reportagem
do Diário Catarinense, em 24/07/2002 |
A estação em 09/2002. Foto Nilson Rodrigues |
A estação, em 2005. Foto do site
www.cacador.com.br |
A estação em 2015. Foto Mario Pailo |
A estação, abandonada, em 4/5/2021. Foto Gerson Witte
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Atualização:
07.05.2023
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