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Avaí
Barra do Pinheiro
Piratuba
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Itararé-Uruguai, SC - 1965
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1926-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BARRA
DO PINHEIRO
Município de Rio Capinzal, SC |
linha Itararé-Uruguai - km 846,985
(1936) |
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SC-0457 |
Altitude: 414 m |
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Inauguração: 19.07.1926 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra do Pinheiro foi inaugurada em 1926. Era um pequeno
prédio de madeira no meio da floresta.
Ainda fica isolado, mas do prédio e da plataforma
só restaram as fundações. "A paisagem
é, assim como em Avaí, simplesmente deslumbrante. Até bem pouco
tempo, o local possuia um serviço de balsas. Existia
também ali uma grande fábrica de carroças, para até 6 muares,
porém infelizmente nada sobrou, nem vestígios" (Nilson
Rodrigues, 11/2003).
ACIMA: Na estação de Barra do Pinheiro
em julho de 1969 (ABPF-Curitiba).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1927 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues, 2003; ABPF/Curitiba;
RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos
Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Pilares de sustentação do antigo prédio
da estação de Barra do Pinheiro, em 11/2003. Foto
Nilson Rodrigues
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A balsa abandonada, em 11/2003. Foto Nilson Rodrigues |
Pilares de sustentação do antigo prédio
da estação de Barra do Pinheiro, em 11/2003. Foto
Nilson Rodrigues |
O depósito de materiais ainda sobrou em pé, em
11/2003. Foto Nilson Rodrigues |
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Atualização:
20.01.2023
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