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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1900-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARAMBEÍ
Município de Carambeí, PR |
linha Itararé-Uruguai - km 218,800
(1936) |
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PR-0463 |
Altitude: 1.117 m |
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Inauguração: 01.01.1900 |
Uso atual: demolida e reconstruída |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1900? (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Carambeí já existia em 1911, quando a Brazil
Railway Company ofereceu as terras à sua volta para o estabelecimento
de colônias.
Holandeses instalados há anos na colônia
Gonçalves Júnior, em Irati, estação
mais ao sul do Estado, se interessaram e migraram para Carambeí.
Os Verschoor e os Vriesman e outras famílias
holandesas mudam-se para lá no final desse ano. A vida foi difícil
no início.
"Em 1912, não havia ali uma
loja, nem padeiro ou açougueiro, nem um médico
por perto. Não havia escola, nem igreja. A colônia
estava completamente isolada, não havia jornais" (Dirksje
Bezemer, imigrante holandesa).
Com os anos, chegaram mais imigrantes,
inclusive alemães, e a colônia cresceu. Uma cooperativa
foi fundada, e se tornou a Batavo. Duas estações
eram utilizadas para o trem: a de Carambeí e a de Boqueirão,
mais ao sul.
A estação foi demolida há muitos
anos.
Em 2015, já havia sido erigida uma réplica da
estação, no parque histórico da cidade, ou seja,
fora e longe do local original (ver foto ao pé da página).
ACIMA:
Mapa do loteamento de colônias feito pela Brazil Railway Co.
nos anos 1910 em Carambeí - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VÊ-LA
MAIOR - A estação está dentro do lote 3 do loteamento,
assinalada com um pequeno losango preto (Brazil Rw. Co., anos 1910).
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1927
AO LADO: Acidente entre as estações de Boqueirão e Carambeí (O Estado de S. Paulo, 17/11/1927). |
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1900 a 1979. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Dirksje
Bezemer; Hendrik Adrianus Kooy: Carambeí 75 anos, 1911-1986;
RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos
Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960) |
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Estação de Carambeí, anos 1980. Hendrik
Adrianus Kooy: Carambeí 75 anos, 1911-1986 |
Estação reconstruída em outro local; foto de 2015. Autor
desconhecido |
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Atualização:
20.01.2023
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