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Castro
Tronco
Carambeí
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1900-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TRONCO
Município de Castro, PR |
Linha Itararé-Uruguai - km 207,065
(1936) |
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PR-0498 |
Altitude: 1.080,108 m |
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Inauguração: 01.01.1900 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Tronco foi inaugurada em 1900.
Em
1913, a ferrovia anunciava que "de acordo com o projeto e
o respectivo orçamento, apresentado pela companhia, será
ampliado e modificado o atual edifício de parada no lugar 'Tronco',
correndo a despesa por conta da verba de custeio" (*Revista
Brazil Ferro-Carril, 15/09/1913).
Foi durante anos "o
jardim do seu Evaristo", ferroviário que mantinha
ali um pomar e jardins de flores deslumbrantes, preservadas pela dedicação
de um funcionário e que impressionava quem por ali passava
no trem. "Quem pode passar pela estação do Tronco sem admirar o
seu belo pomar, obra do Sr. Evaristo? Ao redor só os campos nus e
na estação um cantinho paradisíaco com árvores frutíferas e flores
a sorrirem aos passageiros que podem ver naquela dedicação e no amor
de uma pessoa a verdadeira cultura do século XX" (Correio dos
Ferroviários, agosto de 1937).
Em 2002 não restava mais nada disso. Apenas
a plataforma coberta de mato estava ali ao lado dos trilhos; nem sombra dos pomares e jardins. O trecho então tinha movimento reduzido
de trens e estava sendo utilizado mais pelas composições
que vêm da fábrica de celulose e papel de Harmonia,
no ramal de Monte Alegre.
Em 2018 não havia mais movimento algum no trecho.
ACIMA: Nada sobrou em Tronco em 2014. A construção atrás das árvores nada tinha a ver com a ferrovia (Foto Mario Palio). |
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Apenas a plataforma coberta de mato sobreviveu, em 24/09/2002.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
20.01.2023
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