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Castro
Tronco
Carambeí
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1900-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
TRONCO
Município de Castro, PR
Linha Itararé-Uruguai - km 207,065 (1936)   PR-0498
Altitude: 1.080,108 m   Inauguração: 01.01.1900
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Tronco foi inaugurada em 1900.

Em 1913, a ferrovia anunciava que "de acordo com o projeto e o respectivo orçamento, apresentado pela companhia, será ampliado e modificado o atual edifício de parada no lugar 'Tronco', correndo a despesa por conta da verba de custeio" (*Revista Brazil Ferro-Carril, 15/09/1913).

Foi durante anos "o jardim do seu Evaristo", ferroviário que mantinha ali um pomar e jardins de flores deslumbrantes, preservadas pela dedicação de um funcionário e que impressionava quem por ali passava no trem. "Quem pode passar pela estação do Tronco sem admirar o seu belo pomar, obra do Sr. Evaristo? Ao redor só os campos nus e na estação um cantinho paradisíaco com árvores frutíferas e flores a sorrirem aos passageiros que podem ver naquela dedicação e no amor de uma pessoa a verdadeira cultura do século XX" (Correio dos Ferroviários, agosto de 1937).

Em 2002 não restava mais nada disso. Apenas a plataforma coberta de mato estava ali ao lado dos trilhos; nem sombra dos pomares e jardins. O trecho então tinha movimento reduzido de trens e estava sendo utilizado mais pelas composições que vêm da fábrica de celulose e papel de Harmonia, no ramal de Monte Alegre.

Em 2018 não havia mais movimento algum no trecho.


ACIMA: Nada sobrou em Tronco em 2014. A construção atrás das árvores nada tinha a ver com a ferrovia (Foto Mario Palio).
     

Apenas a plataforma coberta de mato sobreviveu, em 24/09/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
     
     
Atualização: 20.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.