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Estações da linha:
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Tijuco Preto
Caxambu
Iapó
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1900-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAXAMBU
Município de Piraí do Sul, PR |
linha Itararé-Uruguai - km 179,481
(1936) |
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PR-0058 |
Altitude: 989 m |
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Inauguração: 01.01.1900 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Caxambu
foi aberta em 1900, com o primeiro trecho de linha vindo de Ponta
Grossa.
O trecho onde ela se situa tinha em 2004 movimento
reduzido de trens e estava sendo utilizado somente pelas composições
que vêm da fábrica de celulose e papel de Harmonia,
no ramal de Monte Alegre, em média uma viagem de ida
e volta por dia.
"Seguindo no rumo norte, logo após um viaduto
sobre a ferrovia fizemos um retorno na rodovia e tomamos uma estrada
de terra à direita. Seguindo nela por cerca de 4 km e chegamos à
sede de uma grande fazenda, onde nos indicaram o local da estação.
Aqui restou apenas
a plataforma já tomada pelo mato, tendo em cima dela, em construção
mais recente, um banheiro já todo depredado" (Douglas
Razaboni, 04/2004).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1900 a 1979. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Douglas Razzaboni, 2004;
RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos
Trens de Passageiros e Cargas, 1936) |
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Na deserta plataforma já sem prédio algum... |
...junto aos trilhos com pouco movimento...
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... ainda houve espaço para um banheiro construído
por sobre ela, e também já abandonado. Fotos
Douglas Razaboni em 04/2004 |
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Atualização:
20.01.2023
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