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VXY Mogiana em MG
Estações da linha:
...
Tijuco Preto
Caxambu
Iapó
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...

 
 
C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1900-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
CAXAMBU
Município de Piraí do Sul, PR
linha Itararé-Uruguai - km 179,481 (1936)   PR-0058
Altitude: 989 m   Inauguração: 01.01.1900
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Caxambu foi aberta em 1900, com o primeiro trecho de linha vindo de Ponta Grossa.

O trecho onde ela se situa tinha em 2004 movimento reduzido de trens e estava sendo utilizado somente pelas composições que vêm da fábrica de celulose e papel de Harmonia, no ramal de Monte Alegre, em média uma viagem de ida e volta por dia.

"Seguindo no rumo norte, logo após um viaduto sobre a ferrovia fizemos um retorno na rodovia e tomamos uma estrada de terra à direita. Seguindo nela por cerca de 4 km e chegamos à sede de uma grande fazenda, onde nos indicaram o local da estação. Aqui
restou apenas a plataforma já tomada pelo mato, tendo em cima dela, em construção mais recente, um banheiro já todo depredado" (Douglas Razaboni, 04/2004).

TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1900 a 1979. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Douglas Razzaboni, 2004; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936)
     

Na deserta plataforma já sem prédio algum...

...junto aos trilhos com pouco movimento...

... ainda houve espaço para um banheiro construído por sobre ela, e também já abandonado. Fotos Douglas Razaboni em 04/2004
     
Atualização: 20.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.