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Caxambu
Iapó
Castro
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1927-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-1969)
RFFSA (1969-1996)
IAPÓ
Município de Castro, PR
linha Itararé-Uruguai - km 186,317 (1936)   PR-0059
Altitude: 1.054 m   Inauguração: 03.03.1927
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Iapó foi aberta em 1927.

O trecho onde ela se situava, em 2004, ainda tinha movimento reduzido de trens e estava sendo utilizado somente pelas composições que vinham da fábrica de celulose e papel de Harmonia, no ramal de Monte Alegre, em média uma viagem de ida e volta por dia.

"Deixando Castro com destino a Jaguariaíva, foi-nos indicado o acesso à estação de Iapó pelo funcionário da ALL com quem conversamos. Junto à Boite La Paloma, à esquerda no asfalto, há uma estrada de terra. Tomando-se esta estrada, logo se cruza a via férrea mais adiante. Iapó era ali, junto ao cruzamento com a via. Como informado nada restou desta estação, nem sequer a plataforma. Apenas um terreno descampado junto à linha denuncia a antiga localidade" (Douglas Razaboni, 04/2004).

Como se pode notar pelo relato, em 2004 já estava demolida.


ACIMA: Desastre com uma locomotiva manobreira no pátio da estação de Iapó em 1931 (Diario da Noite, 31/10/1931).

ACIMA: Sobre o mesmo desastre (O Estado de S. Paulo, 28 e 29/10/1931).

1931
AO LADO e OUTROS MAIS ACIMA:
Desastre com uma locomotiva manobreira no pátio da estação de Iapó (O Estado de S. Paulo, 28 e 29/10/1931).
     

Por aqui ficava a estação de Iapó. Foto Douglas Razaboni em 04/2004
   
     
     
Atualização: 20.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.