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Porto União da Vitória
Eng. Eug. de Mello-nova
Achilles Stengel-nova
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IBGE - 1957
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENG. EUGÊNIO DE MELLO-NOVA
Município de Porto União, SC
linha Itararé-Uruguai - km 495,980 (1970)   SC-4201
Altitude: 804 m   Inauguração: 1950
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Paranaguá, a mais antiga do Estado, foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá a Morretes em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante seus 120 anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba e na mudança de um ou outro túnel na serra. É considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional, projetada por André Rebouças e construída por Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra devido à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada, a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R. V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Eugênio de Mello-nova foi inaugurada em 1950, juntamente com a variante do morro de São João (Porto União da Vitória-Matos Costa) e substituiu a antiga estação de mesmo nome, na linha original.

A variante que substituiu o trecho original de 1908 da E. F. São Paulo-Rio Grande, de 1908, é uma subida constante com seis túneis: a estação de Porto União da Vitória está a mais de 650 m e a de Matos Costa a mais de 1100 m de altitude. Essa linha levou mais de dez anos para ser entregue ao tráfego.

"O curioso é que as linhas que saem de Porto União a partir do seu pátio de cargas (para Mafra e para Marcelino Ramos) seguem lado a lado por mais de um quilômetro , porém sofrendo desnível: para Marcelino ela sobe, devido à serra, e para Mafra, desce para atingir o vale do rio Iguaçu (ou algum afluente dele. A que sobe logo chega a Eugênio de Mello" (Rodrigo Cunha, 2001).

A estação está entre os dois primeiros túneis do trecho entre Porto União e Matos Costa. A estação foi reformada pela Prefeitura, de acordo com informação de Regiane Stachera, moradora do local. A vila ferroviária continua sendo o que sempre foi, sem ter crescido além disso.

(Ver também ENGENHEIRO EUGÊNIO DE MELLO)


ACIMA: A estação em 12/09/2003, com a locomotiva belga Meuse, vinda em passeio de Porto União (Foto Ralph M. Giesbrecht).

ACIMA: Placa da estação, restaurada (Foto Paulo Stradiotto, 2014).

ACIMA: Placa da estação, restaurada (Foto Paulo Stradiotto, 2014).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Rodrigo Cunha; Regiane Stachera; Paulo Stradiotto; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; IBGE; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação, em 11/2001. Foto Rodrigo Cunha

A estação, em 11/2001. Foto Rodrigo Cunha

Casa da vila ferroviária, em 11/2001. Foto Rodrigo Cunha

A estação em dezembro de 2008. Foto Regiane Stachera

A estação em dezembro de 2008. Foto Regiane Stachera
 
     
     
Atualização: 20.08.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.